Notícias



Alexandre de Araújo é homenageado na TV Alterosa


Visualize fotos

A TV Alterosa, através do quadro Nossa Gente, vem homenageando pessoas que engrandeceram a história de suas comunidades. O programa é composto por vinhetas que são exibidas durante a programação da emissora, enfatizando o trabalho de pessoas que colaboraram para o desenvolvimento de sua região.
Com a ajuda da TV Câmara, o Museu Histórico Municipal Tuany Toledo fez o levantamento da história de vida do senhor Alexandre de Araújo que, sem dúvida, contém fatores determinantes para a participação do “Guardião das memórias” no quadro dessa emissora.
De acordo com a TV Alterosa, aqueles que desejarem assistir à homenagem, deverão ficar ligados na programação da emissora que exibe o tributo três vezes ao dia.
Conheça agora um pouco mais sobre a vida de Alexandre de Araújo:
Nasceu em Pouso Alegre no dia 17 de abril de 1922 e faleceu em 15 de janeiro de 2014 em Pouso Alegre. Casado com Leonor Rocha de Araújo, teve 3 filhos: Wanderley, Lúcia e Emerson.
De 1950 a 1978 foi funcionário do Departamento Nacional de Estradas e Rodagens (DNER) chefiando a sessão pessoal na época com cerca de 1.000 servidores,  na construção da BR 381 Fernão Dias. Na década de 1960, foi gerente da PRJ-7 e Cine Glória. Em 1964, foi convidado por Argentino de Paula, então presidente da Câmara Municipal, para ocupar o cargo de secretário executivo no Legislativo, assessorando presidentes e vereadores.
Ele sentiu que a história da cidade que ele amava não poderia desaparecer. Resolveu imortalizar uma história que também era a sua. Reuniu pessoas que reuniram objetos, documentos, fotografias e não deixou que nada morresse nem se perdesse no tempo. 
Realizou em 1965 uma exposição de objetos na Casa Vitale, localizada na Avenida Dr. Lisboa, nº 117, para comemorar o aniversário de 117 anos de Pouso Alegre. 
O Museu Histórico Municipal Tuany Toledo foi criado em 21/05/1984. No início, ele era uma pequena galeria, que funcionava no antigo prédio da Câmara, na Rua Adalberto Ferraz, Centro de Pouso Alegre. Em 1985, recebeu o nome de Tuany Toledo, em homenagem ao ex-prefeito que se preocupava com a preservação da história do Município, nome esse sugerido por Alexandre. 
Em 1990, o “Jornal do Estado” lhe conferiu o diploma de reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade. Em 1996, é condecorado pelo 14º GAC, sob o comando do Cel Eleusipo Neno Cecílio, com o diploma “Amigo do Grupo Fernão Dias”. Em agosto do mesmo ano, o 14º GAC lhe prestou nova homenagem, conferindo-lhe o diploma de “Colaborador Emérito do Exército”, assinado pelo General de Exército,  Abdias da Costa Ramos, comandante militar do leste, com o grupo formado.
Publicou dois livros, “Homenagem aos ex-chefes do Executivo e prefeitos municipais” (1996) e “Pouso Alegre através dos tempos: sequência histórica”, em 1997.
Em 2002, foi homenageado pela Prefeitura Municipal com o diploma “Fundador da Cidade” e com a “Medalha do Mérito Cultural” em 2009. Em 2003, foi homenageado pela Câmara Municipal com a “Insígnia Tiradentes”, que reconhece todo o seu trabalho desenvolvido em prol da cidade de Pouso Alegre.
Hoje, a memória de Alexandre de Araújo vive em cada quadro, em cada objeto, em cada fotografia. É como se ele estivesse no Museu. Basta fechar os olhos e deixar que a história fale por si, pois é naquele sentimento mais profundo das memórias dessa terra que hoje ele habita. “Ele guardou a história, para mais tarde fazer parte dela”.





Publicado em: 28 de julho de 2014

Publicado por: Ascom/Câmara

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Câmara rejeita requerimento sobre informações do bairro São Judas Tadeu

30 de abril de 2025

Na sessão ordinária desta terça-feira (29), foi rejeitado o Requerimento Nº 53/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que solicitava informações detalhadas sobre o bairro São Judas Tadeu. O objetivo era compreender melhor as necessidades da região e subsidiar futuras ações do Legislativo.Vot...

Leia Mais



Sessão Itinerante no bairro Belo Horizonte é rejeitada

30 de abril de 2025

A Câmara Municipal rejeitou na sessão ordinária desta terça-feira (29), o Requerimento Nº 61/2025, apresentado pelo vereador Dr. Edson, para a realização de uma Sessão Itinerante no bairro Belo Horizonte, para promover o diálogo entre os parlamentares e a população local.Votaram a favor os veread...

Leia Mais



Sessão Itinerante no bairro Ferreiras é rejeitada

30 de abril de 2025

Foi rejeitada na sessão ordinária desta terça-feira (29), o Requerimento Nº 60/2025, de autoria do vereador Dr. Edson, que propunha uma Sessão Itinerante no bairro Ferreiras, com o objetivo de ouvir diretamente os moradores da região.Votaram a favor os vereadores Delegado Renato Gavião, Lívia Mac...

Leia Mais



Sessão Itinerante no bairro Cruz Alta é rejeitada

30 de abril de 2025

A Câmara Municipal rejeitou nesta terça-feira (29) o Requerimento Nº 55/2025, de autoria do vereador Dr. Edson, que propunha a realização de uma Sessão Itinerante no bairro Cruz Alta, no dia 10 de julho, às 19h30. A proposta visava ouvir de perto as demandas da comunidade local.Votaram a favor os...

Leia Mais



Câmara concede Insígnia Tiradentes a personalidades que se destacam na comunidade pouso-alegrense

25 de abril de 2025

Na noite de ontem, quinta-feira (24), o Plenário da Câmara Municipal de Pouso Alegre foi palco de uma cerimônia marcada pelo reconhecimento: a Sessão Especial de entrega da Insígnia Tiradentes. A honraria é concedida anualmente a cidadãos e instituições que se destacam pelo comprometimento com a...

Leia Mais



Câmara aprova criação do Programa de Atendimento ao Pé Diabético (PAPE)

23 de abril de 2025

Na sessão ordinária dessa terça-feira (22), a Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 8.008/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que institui o Programa de Atendimento ao Pé Diabético (PAPE) no município. A nova legislação tem como objetivo promover a p...

Leia Mais