Notícias



Câmara aprova reajuste dos servidores em votação única


Visualize fotos

A Câmara aprovou na sessão desta terça-feira, 28, em única votação, o projeto de lei que reajusta o salário dos servidores públicos municipais. Com voto contrário da vereadora Lilian Siqueira (PSDB), os vereadores aprovaram reposição de 8,42% no vencimento do funcionalismo e 8,26% sobre o cartão alimentação, fixado agora em R$ 262. Apesar de defender que o reajuste deveria ser maior, o plenário avaliou que o percentual foi o máximo se conseguiu nas negociações com a Prefeitura. A vereadora Lilian Siqueira justificou seu voto contrário, ressaltando que o reajuste foi abaixo do esperado. 

Há 15 dias, o projeto de lei do reajuste foi retirado da pauta de votações depois de um pedido de vistas do vereador Hamilton Magalhães (PTB). A medida procurava ganhar tempo para conseguir um reajuste maior junto ao Executivo, que até então propunha um reposição de 8%. Para o presidente da Câmara, Rafael Huhn (PT), o Legislativo cumpriu seu papel ao se posicionar de maneira clara sobre o tema, pressionando o Executivo a reavaliar o percentual de forma a permitir que fosse dado o maior aumento possível sem que o equilíbrio fiscal do município fosse afetado. Com o apoio do Legislativo, foi possível conseguir o reajuste de 8,42%. 

Os Projetos aprovados, que concedem reajuste são: 697/2015, que concede reajuste aos servidores do Executivo; 7123/2015, que concede reajuste aos servidores do Legislativo; 1252/2015, que concede reposição aos subsídios dos vereadores; 698/2015, de reposição dos subsídios dos secretários municipais do Executivo. 

Outros projetos

Três projetos de lei voltaram ao plenário essa semana para apreciação final. Foi o caso do programa 'Cidade Mais Limpa'. A proposta do vereador Wilson Tadeu Lopes (PV) (07120/2015) prevê uma grande campanha educativa e de incentivo às ações de entidades públicas e privadas para ações de higiene e limpeza urbana, com objetivo de promover a correta destinação dos resíduos sólidos. A proposta foi aprovada pela unanimidade dos vereadores.

Também em segunda votação, foi aprovada a proposta de lei do vereador Braz Andrade (PPS) (7121/2015), que proíbe a estabelecimentos comerciais substituir o troco devido em espécie para o consumidor por mercadorias ou crédito. 

Enviado pelo Executivo, passou, também em última análise, o projeto de lei (699/2015) que atualiza os critérios observados pelo município para seleção dos beneficiários do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’. As matérias seguem para sanção do prefeito Agnaldo Perugini.

Com a finalidade de dar nomenclatura a uma nova rua, o vereador Wilson Lopes (PV), enviou Projeto (7124/2015) para aprovação, onde passa a denominar-se Rua Sebastião Emboaba de Oliveira o trecho de rua com início na Avenida Pinto Cobra e término na Avenida Airton Senna.

Dois Requerimentos dos vereadores Flávio Alexandre e Adriano da Farmácia foram aprovados, solicitando informações referentes a reforma da galeria pluvial que está sendo realizado na Av. Dr. João Beraldo (25/2015) e informações referentes ao contrato da Prefeitura municipal com a empresa Bancred Card (26/2015). 

Limite de viagens para assessores parlamentares
A Mesa Diretora da Casa limitou em seis o número de viagens que os assessores parlamentares poderão fazer ao longo de um ano. A proposta (Substitutivo Nº 002) acrescentou cinco parágrafos à resolução (1.125/2010) que regulamenta o tema e foi aprovada em única votação. A partir das mudanças, parlamentares que necessitarem de assessoramento nessas viagens terão ainda que apresentar justificativa por escrito.

 
Confira as fotos: https://www.flickr.com/photos/camaradepousoalegre/sets/72157651799635497/ 





Publicado em: 29 de abril de 2015

Publicado por: Ascom/Câmara

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Câmara rejeita requerimento sobre informações do bairro São Judas Tadeu

30 de abril de 2025

Na sessão ordinária desta terça-feira (29), foi rejeitado o Requerimento Nº 53/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que solicitava informações detalhadas sobre o bairro São Judas Tadeu. O objetivo era compreender melhor as necessidades da região e subsidiar futuras ações do Legislativo.Vot...

Leia Mais



Sessão Itinerante no bairro Belo Horizonte é rejeitada

30 de abril de 2025

A Câmara Municipal rejeitou na sessão ordinária desta terça-feira (29), o Requerimento Nº 61/2025, apresentado pelo vereador Dr. Edson, para a realização de uma Sessão Itinerante no bairro Belo Horizonte, para promover o diálogo entre os parlamentares e a população local.Votaram a favor os veread...

Leia Mais



Sessão Itinerante no bairro Ferreiras é rejeitada

30 de abril de 2025

Foi rejeitada na sessão ordinária desta terça-feira (29), o Requerimento Nº 60/2025, de autoria do vereador Dr. Edson, que propunha uma Sessão Itinerante no bairro Ferreiras, com o objetivo de ouvir diretamente os moradores da região.Votaram a favor os vereadores Delegado Renato Gavião, Lívia Mac...

Leia Mais



Sessão Itinerante no bairro Cruz Alta é rejeitada

30 de abril de 2025

A Câmara Municipal rejeitou nesta terça-feira (29) o Requerimento Nº 55/2025, de autoria do vereador Dr. Edson, que propunha a realização de uma Sessão Itinerante no bairro Cruz Alta, no dia 10 de julho, às 19h30. A proposta visava ouvir de perto as demandas da comunidade local.Votaram a favor os...

Leia Mais



Câmara concede Insígnia Tiradentes a personalidades que se destacam na comunidade pouso-alegrense

25 de abril de 2025

Na noite de ontem, quinta-feira (24), o Plenário da Câmara Municipal de Pouso Alegre foi palco de uma cerimônia marcada pelo reconhecimento: a Sessão Especial de entrega da Insígnia Tiradentes. A honraria é concedida anualmente a cidadãos e instituições que se destacam pelo comprometimento com a...

Leia Mais



Câmara aprova criação do Programa de Atendimento ao Pé Diabético (PAPE)

23 de abril de 2025

Na sessão ordinária dessa terça-feira (22), a Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 8.008/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que institui o Programa de Atendimento ao Pé Diabético (PAPE) no município. A nova legislação tem como objetivo promover a p...

Leia Mais