Notícias



Câmara entrega título “Mulher-Cidadã” durante Sessão Ordinária



 

Sessão 03 94A Câmara Municipal de Pouso Alegre homenageou as mulheres na sessão desta terça-feira, 12, em comemoração ao seu mês. Além de um café especial servido às presentes, foi entregue pela primeira vez o título “Mulher-Cidadã”, honraria destinada a uma mulher de destaque social, cultural ou educacional da cidade. A presidenta Dulcinéia Costa (PV) pronunciou belas palavras em homenagem à Terezinha Maria Fernandes Bender, escolhida pelos vereadores para representar as mulheres pousoalegrenses. O vereador Flávio Alexandre (PR) parabenizou a homenageada em nome da Comissão que a elegeu, composta também pelos vereadores Paulo Valdir (PSL), Nei Borracheiro (PPS), Rafael Huhn (PT) e Hamilton Magalhães (PTB).

O vereador Paulo Valdir (PSL), integrante da comissão, disse que Terezinha, além de representar todas as mulheres pouso-alegrenses, representa também as professoras, as quais todos tiveram para sua educação e formação. “O nome de Terezinha Bender foi muito bem aceito na Câmara de Pouso Alegre, tanto pela comissão, responsável por elegê-la, quanto pelos demais vereadores”, enfatizou. 

“Felicidade não é coisa que se define, é coisa que se sente. Estou muito feliz por ser mulher e por receber esta homenagem, representando todas as mulheres de Pouso Alegre”, ressaltou Terezinha por receber a homenagem.

A homenageada

Nascida em Caldas, Terezinha Bender é pouso-alegrense de coração. Esposa, mãe de seis filhos e avó de sete netos é educadora, formada em Ciências Sociais, pedagoga, pós-graduada em psicopedagogia e habilitada em Administração, Supervisão e Orientação Escolar. Dedicou grande parte de sua vida à educação de centenas de crianças e adolescentes de Pouso Alegre nas escolas estaduais, sempre dividindo seu tempo entre trabalho, família e uma grande paixão: o voluntariado. 

Entre os diversos trabalhos em prol da cidadania e promoção social, Terezinha participa do ‘Movimento Solidariedade’, que distribui cestas básicas para as famílias em situação de vulnerabilidade social; faz parte das pastorais do Batismo e da Crisma, com trabalho juntos às famílias; é também coordenadora da Pastoral Carcerária e colabora com a APAC (Associação de Proteção e Apoio ao Condenado). 

Projetos em votação

Na Sessão foram votados ainda os projetos: 

O Projeto de Emenda à Lei Orgânica 07/13 altera o artigo 26 e o parágrafo 1º do artigo 64 da Lei Orgânica Municipal do Município de Pouso Alegre, de autoria da mesa diretora, trata da Sessão Solene de posse, a cada quatro anos e eleição da mesa diretora. O projeto foi aprovado em primeira votação. 

O Projeto de Emenda à Lei Orgânica 08/13 altera o inciso III do artigo 112 e o artigo 114 da Lei Orgânica Municipal do Município de Pouso Alegre, de autoria da mesa diretora, dispõe sobre os cargos ou empregos privativos de profissionais da saúde, com profissões regulamentadas e sua estabilidade de emprego. O projeto foi aprovado em primeira votação. 

O Projeto de Emenda à Lei Orgânica 09/13 altera o inciso II do artigo 39, o § 4º do artigo 40, parágrafo único do artigo 42 e inclui o inciso IV no artigo 42 da Lei Orgânica do Município de Pouso Alegre, de autoria da mesa diretora refere-se ao Título de Cidadão Pouso-alegrense, que deve ser concedido mediante Decreto Legislativo, aprovado por dois terços dos vereadores presentes. O projeto foi aprovado em primeira votação. 

O Projeto de Lei 482/12 cria o centro urbano isolado no local denominado bairro dos Farias, com acesso através da estrada municipal Joaquim Delfino, município de Pouso Alegre – MG, de autoria do Executivo. O objetivo do projeto é viabilizar construções habitacionais no local, através do programa Minha Casa, Minha Vida, ajudando a reduzir o déficit habitacional de Pouso Alegre. O projeto foi aprovado em segunda votação, com abstenção do vereador Gilberto Barreiro (PMDB). 

O Projeto de Lei 485/13 altera a ementa do artigo 1º, caput e § 1º do artigo 2º e o artigo 4º da Lei Municipal nº 5.134/11, de autoria do Executivo, refere-se à doação de um terreno no bairro São João para a Fundação de Ensino Superior Vale Sapucaí. No projeto anterior, a instituição estava com o nome de Universidade do Vale do Sapucaí, inviabilizando o andamento projeto. O projeto foi aprovado em primeira votação. 

O Projeto de Lei nº 488/13 autoriza a abertura de crédito especial na forma dos artigos 42 e 43 da lei nº 4.320/64, no valor de R$ 212.000,00, altera a Lei Municipal nº 5.277/12 (LOA), Lei nº 5.103 (LDO) E A Lei nº 4878 (PPA). O crédito será destinado para a reforma da Pista de Skate, localizada na Rodoviária e do Estádio Municipal Irmão Gino Maria Rossi (Manduzão), de autoria do Executivo. O projeto foi aprovado em primeira votação. 

O Projeto de Resolução 1199/13 altera o anexo I da Resolução 1125/10, que dispõe sobre a concessão de diárias e adiantamentos de viagem aos vereadores e servidores lotados na Câmara Municipal de Pouso Alegre, de autoria da Mesa Diretora. O projeto prevê reajuste do valor das diárias, pois os valores definidos em 2010 estão defasados em detrimento de diversos fatores, principalmente dos custos de hospedagem e alimentação, além de ter sido feita uma pesquisa nas cidades da região sobre os valores das diárias para que fosse realizada a adequação. O projeto foi aprovado, com voto contrário do vereador Hélio da Van. 

 

Confira mais fotos em nosso Flickr: http://www.flickr.com/photos/camaradepousoalegre/sets/72157632988921722/





Publicado em: 13 de março de 2013

Publicado por: Câmara Municipal

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Câmara rejeita requerimento sobre informações do bairro São Judas Tadeu

30 de abril de 2025

Na sessão ordinária desta terça-feira (29), foi rejeitado o Requerimento Nº 53/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que solicitava informações detalhadas sobre o bairro São Judas Tadeu. O objetivo era compreender melhor as necessidades da região e subsidiar futuras ações do Legislativo.Vot...

Leia Mais



Sessão Itinerante no bairro Belo Horizonte é rejeitada

30 de abril de 2025

A Câmara Municipal rejeitou na sessão ordinária desta terça-feira (29), o Requerimento Nº 61/2025, apresentado pelo vereador Dr. Edson, para a realização de uma Sessão Itinerante no bairro Belo Horizonte, para promover o diálogo entre os parlamentares e a população local.Votaram a favor os veread...

Leia Mais



Sessão Itinerante no bairro Ferreiras é rejeitada

30 de abril de 2025

Foi rejeitada na sessão ordinária desta terça-feira (29), o Requerimento Nº 60/2025, de autoria do vereador Dr. Edson, que propunha uma Sessão Itinerante no bairro Ferreiras, com o objetivo de ouvir diretamente os moradores da região.Votaram a favor os vereadores Delegado Renato Gavião, Lívia Mac...

Leia Mais



Sessão Itinerante no bairro Cruz Alta é rejeitada

30 de abril de 2025

A Câmara Municipal rejeitou nesta terça-feira (29) o Requerimento Nº 55/2025, de autoria do vereador Dr. Edson, que propunha a realização de uma Sessão Itinerante no bairro Cruz Alta, no dia 10 de julho, às 19h30. A proposta visava ouvir de perto as demandas da comunidade local.Votaram a favor os...

Leia Mais



Câmara concede Insígnia Tiradentes a personalidades que se destacam na comunidade pouso-alegrense

25 de abril de 2025

Na noite de ontem, quinta-feira (24), o Plenário da Câmara Municipal de Pouso Alegre foi palco de uma cerimônia marcada pelo reconhecimento: a Sessão Especial de entrega da Insígnia Tiradentes. A honraria é concedida anualmente a cidadãos e instituições que se destacam pelo comprometimento com a...

Leia Mais



Câmara aprova criação do Programa de Atendimento ao Pé Diabético (PAPE)

23 de abril de 2025

Na sessão ordinária dessa terça-feira (22), a Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 8.008/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que institui o Programa de Atendimento ao Pé Diabético (PAPE) no município. A nova legislação tem como objetivo promover a p...

Leia Mais