Uma carta aberta aos poderes públicos municipais foi lida durante a manifestação
Nem a chuva pôde conter a reivindicação dos vereadores, população e representantes de ONGs, durante o Movimento contra o aumento da tarifa de esgoto cobrada pela Copasa.
A manifestação, realizada no início da noite desta quinta-feira (13), na Praça Senador José Bento, foi motivada pelo reajuste de 50% para 90% a taxa deste serviço, antes da finalização das obras de tratamento de esgoto.
Durante o Movimento foi lida uma carta aberta ao prefeito e aos vereadores solicitando o rompimento do contrato entre Prefeitura Municipal e Copasa e a municipalização dos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto. Após a leitura da carta, foi feita uma votação simbólica dos presentes a favor do encaminhamento da carta aos poderes públicos.
Para ler a carta na íntegra, clique aqui.
Participaram do Movimento os vereadores Oliveira Altair (DEM) – presidente da Câmara e Paulo Henrique Pereira Alves (PT), além do vereador eleito para o próximo pleito, Mário de Pinho (PT).
Audiência Pública
O assunto foi tema também de duas audiências públicas, realizadas pela Comissão de Ordem Social da Câmara Municipal de Pouso Alegre.
O reajuste foi aprovado pela Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário (Arsae-MG). Até o momento, o tratamento de esgoto atente a 71% da população do Município.
Na primeira audiência, realizada no início de julho, foi montada uma comissão com os vereadores Frederico Coutinho (PSD), Dulcinéia Costa (PV) e Laércio Poteiro (PTB). O grupo entrou com uma ação no Ministério Público para que as taxas cobradas pela Companhia sejam revistas, uma vez que o serviço não está sendo prestado em sua totalidade.
A Arsae enviou um ofício informando que a Copasa pratica tarifas iguais em toda sua área de concessão e que o valor está previsto no contrato de concessão com o Executivo Municipal, assinado em 1996.
- Assista as sessões ordinárias da Câmara Municipal através da TV Câmara, pelo canal aberto 59 ou pelo canal 21 da Master Cabo.
- Acompanhe também os trabalhos do Legislativo pelo Facebook e pelo Twitter.
- Fique por dentro do que acontece nas sessões ordinárias, através das transmissões ao vivo pelo site da Câmara. Toda terça-feira, a partir das 17h.
Leidiana Palma
Estagiário: Márcio Borges
ASCOM/Câmara
Publicado em: 14 de dezembro de 2012
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Na sessão ordinária desta terça-feira (29), foi rejeitado o Requerimento Nº 53/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que solicitava informações detalhadas sobre o bairro São Judas Tadeu. O objetivo era compreender melhor as necessidades da região e subsidiar futuras ações do Legislativo.Vot...
A Câmara Municipal rejeitou na sessão ordinária desta terça-feira (29), o Requerimento Nº 61/2025, apresentado pelo vereador Dr. Edson, para a realização de uma Sessão Itinerante no bairro Belo Horizonte, para promover o diálogo entre os parlamentares e a população local.Votaram a favor os veread...
Foi rejeitada na sessão ordinária desta terça-feira (29), o Requerimento Nº 60/2025, de autoria do vereador Dr. Edson, que propunha uma Sessão Itinerante no bairro Ferreiras, com o objetivo de ouvir diretamente os moradores da região.Votaram a favor os vereadores Delegado Renato Gavião, Lívia Mac...
A Câmara Municipal rejeitou nesta terça-feira (29) o Requerimento Nº 55/2025, de autoria do vereador Dr. Edson, que propunha a realização de uma Sessão Itinerante no bairro Cruz Alta, no dia 10 de julho, às 19h30. A proposta visava ouvir de perto as demandas da comunidade local.Votaram a favor os...
Na noite de ontem, quinta-feira (24), o Plenário da Câmara Municipal de Pouso Alegre foi palco de uma cerimônia marcada pelo reconhecimento: a Sessão Especial de entrega da Insígnia Tiradentes. A honraria é concedida anualmente a cidadãos e instituições que se destacam pelo comprometimento com a...
Na sessão ordinária dessa terça-feira (22), a Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 8.008/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que institui o Programa de Atendimento ao Pé Diabético (PAPE) no município. A nova legislação tem como objetivo promover a p...