Notícias



Câmara homenageia Univas por seus 50 anos e nova reitoria


Visualize fotos

A Câmara Municipal de Pouso Alegre, a pedido dos vereadores Adelson do Hospital e Bruno Dias, homenageou a Univás por seus 50 anos e a nova reitoria e direção de Unidades da Instituição. A homenagem ocorreu no início da Sessão Ordinária e contou com a presença do reitor da Univás, professor Dr. Antonio Carlos Aguiar Brandão, do vice-reitor, professor Dr. Luiz Roberto Martins Rocha, o pró-reitor de Graduação, professor Dr. Antônio Mauro Vieira, ¬¬¬a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Univás, professora Andréa Silva Domingues, ao pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, professor Antônio Homero Rocha de Toledo, diretor da Unidade Central da Univás, professor Félix Carlos Ocáriz Bazzano, vice-diretor da Unidade Central da Univás, professor Phytágoras de Alencar Olivotti, diretor da Unidade Fátima da Univás, professor Rodrigo Lima Nascimento, vice-diretor da Unidade Fátima da Univás, professor Guilherme Luiz Ferrigno Pincelli e demais representantes da Univás.

Pouso Alegre é conhecida e reconhecida atualmente como um grande centro de educação e saúde, mas jamais chegaria a esse patamar se não fossem as lutas incansáveis de pessoas que não mediram esforços para conquistar para o município a Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), que comemora 50 anos de existência. Nessas cinco décadas, a Univás elevou a qualidade de ensino na cidade e região, formando mais de 10 mil profissionais. Desde que foi criada, a Univás possui uma preocupação social enorme e, por isso, está totalmente sintonizada com o mercado de trabalho no Sul de Minas.

O elo criado com a comunidade local é surpreendente e tem como grande diferencial o ensino oferecido pela Univás na área de saúde, que conta com um Hospital Universitário que é referência para 54 cidades do Sul de Minas. Só para destacar, o Hospital das Clínicas Samuel Libânio, que passou a ser Hospital Escola em 1975, atende inacreditavelmente uma população estimada em mais de 2 milhões e 600 mil pessoas.

Tudo começou com a criação da Fundação Universidade do Vale do Sapucaí (FUVS) em 1964, criada para gerir os futuros cursos de formação superior aqui no município. A implantação do curso de Medicina só veio em 1968, encabeçada pelos saudosos idealizadores Dom José D’Ângelo Neto e Jésus Ribeiro Pires e o apoio do comandante da divisão militar do exército de Pouso Alegre, general Newton Cruz.

Há 50 anos, em 1968, a FUVS recebeu a autorização para a criação da Faculdade de Ciências Médicas Dr. José Antônio Garcia Coutinho (Facimpa), que iniciou suas atividades no ano de 1969. A Faculdade iniciou suas aulas com cinco cômodos e o primeiro vestibular, com 70 vagas, foi realizado na Faculdade de Direito.

Para atender às necessidades de formação profissional do Sul de Minas, a Fuvs criou em 1972, a Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Eugênio Pacelli (Fafiep). A princípio foram implantados os cursos de Pedagogia, História, Letras e Ciências Biológicas e aulas eram ministradas no Colégio São José.

Com a ideia da criação da Universidade surgindo, as autoridades começaram a procurar um novo local para alocar novos cursos e adquiriram das Irmãs Dorotéias o espaço onde funciona hoje a Unidade Fátima da Univás.

Em 1999 foi realizada a solenidade comemorativa da criação da Universidade e posse do primeiro reitor, o médico e professor, Elísio Meirelles de Miranda. A recém-criada Universidade de Pouso Alegre teve seu nome adaptado para Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) em 2001, para nortear sua vocação plural de atendimento à sociedade, para além das fronteiras físicas de uma só localidade.

A Universidade ganha cada vez mais espaço oferecendo educação nos níveis de Graduação e Pós-Graduação. Na comemoração desses 50 anos, a Univás renova a missão de atender à comunidade, estabelecendo metas seguras de crescimento e ampliação para a oferta de educação inovadora de qualidade.

Dando continuidade a essas cinco décadas de dedicação e cuidado com a educação e a saúde do Sul de Minas, a Univás elegeu em maio deste ano a nova reitoria e direção de Unidades da instituição. Alunos, professores e funcionários da Univás participaram do processo eleitoral, que elegeu o magnífico reitor professor Dr. Antonio Carlos Aguiar Brandão e seu vice-reitor, professor Dr. Luiz Roberto Martins Rocha. Integram ainda a equipe de trabalho do novo reitor, o pró-reitor de Graduação professor Dr. Antônio Mauro Vieira; a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa professora Andréa Silva Domingues e o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários professor Antônio Homero Rocha de Toledo.

Também foram eleitos o diretor da Unidade Central da Univás, professor Dr. Félix Ocáriz Bazzanno e seu vice-diretor o professor Phytágoras de Alencar Olivotti.

Na Unidade Fátima a direção ficou com o professor Rodrigo Lima Nascimento, tendo como seu vice-diretor o professor Guilherme Pincelli.

 





Publicado em: 11 de julho de 2018

Publicado por: Ascom

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Prorrogação de comissão que apura contratos da DAC Engenharia é aprovada na Câmara

08 de maio de 2025

A Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou por unanimidade, em única votação na sessão ordinária desta terça-feira (6), o Projeto de Resolução nº 1.372/2025, que prorroga por 90 dias o prazo de funcionamento da Comissão Especial de Estudo responsável por investigar indícios de irregularidades em...

Leia Mais



Câmara rejeita requerimento sobre informações do bairro São Judas Tadeu

30 de abril de 2025

Na sessão ordinária desta terça-feira (29), foi rejeitado o Requerimento Nº 53/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que solicitava informações detalhadas sobre o bairro São Judas Tadeu. O objetivo era compreender melhor as necessidades da região e subsidiar futuras ações do Legislativo.Vot...

Leia Mais



Sessão Itinerante no bairro Belo Horizonte é rejeitada

30 de abril de 2025

A Câmara Municipal rejeitou na sessão ordinária desta terça-feira (29), o Requerimento Nº 61/2025, apresentado pelo vereador Dr. Edson, para a realização de uma Sessão Itinerante no bairro Belo Horizonte, para promover o diálogo entre os parlamentares e a população local.Votaram a favor os veread...

Leia Mais



Sessão Itinerante no bairro Ferreiras é rejeitada

30 de abril de 2025

Foi rejeitada na sessão ordinária desta terça-feira (29), o Requerimento Nº 60/2025, de autoria do vereador Dr. Edson, que propunha uma Sessão Itinerante no bairro Ferreiras, com o objetivo de ouvir diretamente os moradores da região.Votaram a favor os vereadores Delegado Renato Gavião, Lívia Mac...

Leia Mais



Sessão Itinerante no bairro Cruz Alta é rejeitada

30 de abril de 2025

A Câmara Municipal rejeitou nesta terça-feira (29) o Requerimento Nº 55/2025, de autoria do vereador Dr. Edson, que propunha a realização de uma Sessão Itinerante no bairro Cruz Alta, no dia 10 de julho, às 19h30. A proposta visava ouvir de perto as demandas da comunidade local.Votaram a favor os...

Leia Mais



Câmara concede Insígnia Tiradentes a personalidades que se destacam na comunidade pouso-alegrense

25 de abril de 2025

Na noite de ontem, quinta-feira (24), o Plenário da Câmara Municipal de Pouso Alegre foi palco de uma cerimônia marcada pelo reconhecimento: a Sessão Especial de entrega da Insígnia Tiradentes. A honraria é concedida anualmente a cidadãos e instituições que se destacam pelo comprometimento com a...

Leia Mais