Considerada modelo, TV Prof. Breno Coutinho, contará sua trajetória em quase um ano e meio de funcionamento
Com um ano e cinco meses de implantação, a TV Câmara de Pouso Alegre terá sua história contada em uma revista de âmbito nacional que será lançada no mês de maio na cidade de Natal, Rio Grande do Norte.
Tida como referência em TV legislativa, a TV Prof. Breno Coutinho, recebe visita de cidades de várias regiões do país. Além de informações tecnológicas, os visitantes buscam novidades em relação à grade de programação.
Seguindo o modelo das TVs assembleias, Câmara dos deputados e Senado, a TV Câmara de Pouso Alegre não apenas transmite ao vivo os trabalhos dos parlamentares, como também produz uma programação própria, de cunho educativo, tendo como público a sociedade e não o consumidor.
Antônio Vital, presidente da Associação Brasileira de TVs e Rádios Legislativas (ASTRAL), aponta a TV Câmara de Pouso Alegre como um exemplo a ser seguido pelas câmaras municipais. Para ele, a TV de Pouso Alegre busca retratar na programação o que acontece na câmara e na cidade. “Uma TV legislativa tem uma função que vai além da simples transmissão do que acontece no Plenário. Ela tem que informar, colocar em debate os temas que estão sendo tratados e mostrar o que aquilo significa para a vida do cidadão. E tudo isso a TV de Pouso Alegre faz," disse Vital.
Hoje, a grade de programação da TV Câmara de Pouso Alegre conta com sete programas diferenciados; Informativo da Câmara, Câmara Entrevista, Comunidade Jovem, Direito em Foco, TV FUVS, Espaço da História e Tome Ciência, além de apresentar palestras, cursos e vinhetas educativas e culturais.
A Secretária Geral da Câmara, Fátima Belani, que contribuiu para o projeto de implantação da TV no município, comenta que a “iniciativa de instituir a TV Câmara de Pouso Alegre, Prof. Breno Coutinho, foi abraçada por agentes políticos visionários, não só com o intuito de divulgar os trabalhos do Legislativo local, mas também de facilitar a aproximação e o acesso da população a seus representantes e às atividades desenvolvidas em parceria com entes governamentais e diversos segmentos da sociedade civil organizada”.
A TV Câmara “se consolida como um importante estuário da democracia, com a missão de difundir ideias, levar informação e conhecimento à população, que é chamada a participar ativamente da vida política de nossa cidade e garantir que melhores resultados sejam alcançados na implementação da finalidade primordial do Estado: o bem comum”, afirma Belani.
Outro fato que fez a TV Legislativa pouso-alegrense se tornar referência é que a Câmara de Pouso Alegre foi uma das primeiras casas legislativas a ser incluída na Rede Legislativa de TV Digital criada pela Câmara dos Deputados e também a ter o seu próprio canal digital, através de uma parceria sem custos para a Câmara. Para Rodrigo Lucena, Diretor da TV Assembleia de Minas Gerais, "a experiência pioneira da TV Câmara de Pouso Alegre, especialmente quanto à implantação da TV Digital, vale como um norte para as demais casas legislativas municipais, ao emprestar experiência, tecnologia e o exemplo da equipe que demonstra uma enorme vontade de romper barreiras e encarar desafios, algo fundamental para a construção da Rede Legislativa de Televisão Digital, que há de permitir à população acompanhar ao vivo o trabalho dos parlamentares federais, estaduais e municipais".
Com a transmissão ao vivo das reuniões dos legisladores, o veículo oferece transparência dos atos parlamentares e clareza na interpretação dos projetos, uma ferramenta capaz de despertar o senso crítico da população.
Outro assunto que será destaque na revista que servirá para esclarecer parlamentares e público em geral a respeito das TVs legislativas, será o Workshop de TV digital realizado na Câmara de Pouso Alegre, em dezembro de 2011, que reuniu visitantes de todo o país. “Além de um projeto sólido, a TV Câmara de Pouso Alegre, tem duas qualidades fundamentais: está focada na inovação tecnológica, tanto que é o primeiro município do interior que transmite em sinal aberto de TV digital. E, sobretudo, tem um corpo de profissionais absolutamente engajados, um pessoal que veste a camisa da emissora”, disse Vital.
A revista também contará com um artigo, enviado pela TV Câmara de Pouso Alegre, com o seguinte tema; “TV Legislativa; Onde encontrar a receita?”. Um texto que fala sobre a disposição e a ousadia necessárias para manter uma TV Legislativa capaz de atender a expectativa popular e o anseio dos próprios parlamentares.
A revista será lançada pela ASTRAL no dia 31 de maio durante a Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) e trará informações a respeito da expansão do sinal de TV digital em todo o país e da rede nacional de emissoras legislativas em formação.
-Assista as sessões ordinárias da Câmara Municipal através da TV Câmara, pelo canal aberto 59 ou pelo 21 da Master Cabo.
-Acompanhe também os trabalhos do Legislativo pelo Facebook e pelo Twitter.
-Fique por dentro do que acontece nas sessões ordinárias, através das transmissões ao vivo pelo site da Câmara. Toda terça-feira, a partir das 17h.
Karine Pagliarini Bravo/ TV Câmara
Publicado em: 21 de maio de 2012
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
A Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou por unanimidade, em única votação na sessão ordinária desta terça-feira (6), o Projeto de Resolução nº 1.372/2025, que prorroga por 90 dias o prazo de funcionamento da Comissão Especial de Estudo responsável por investigar indícios de irregularidades em...
Na sessão ordinária desta terça-feira (29), foi rejeitado o Requerimento Nº 53/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que solicitava informações detalhadas sobre o bairro São Judas Tadeu. O objetivo era compreender melhor as necessidades da região e subsidiar futuras ações do Legislativo.Vot...
A Câmara Municipal rejeitou na sessão ordinária desta terça-feira (29), o Requerimento Nº 61/2025, apresentado pelo vereador Dr. Edson, para a realização de uma Sessão Itinerante no bairro Belo Horizonte, para promover o diálogo entre os parlamentares e a população local.Votaram a favor os veread...
Foi rejeitada na sessão ordinária desta terça-feira (29), o Requerimento Nº 60/2025, de autoria do vereador Dr. Edson, que propunha uma Sessão Itinerante no bairro Ferreiras, com o objetivo de ouvir diretamente os moradores da região.Votaram a favor os vereadores Delegado Renato Gavião, Lívia Mac...
A Câmara Municipal rejeitou nesta terça-feira (29) o Requerimento Nº 55/2025, de autoria do vereador Dr. Edson, que propunha a realização de uma Sessão Itinerante no bairro Cruz Alta, no dia 10 de julho, às 19h30. A proposta visava ouvir de perto as demandas da comunidade local.Votaram a favor os...
Na noite de ontem, quinta-feira (24), o Plenário da Câmara Municipal de Pouso Alegre foi palco de uma cerimônia marcada pelo reconhecimento: a Sessão Especial de entrega da Insígnia Tiradentes. A honraria é concedida anualmente a cidadãos e instituições que se destacam pelo comprometimento com a...