Por meio de uma indicação feita pelo vereador Rafael Aboláfio - PV, a Câmara Municipal de Pouso Alegre, prestou homenagem ao Pouso Alegre Futebol Clube por sua brilhante trajetória, destacando sua passagem de fase da série C para a série B no campeonato mineiro.
O Pouso Alegre Futebol Clube foi fundado no dia 15 de novembro de 1913. No entanto, naquela época era difícil manter um clube em atividade por muito tempo. Devido a isso, no final da década de 1910, o PAFC foi extinto. Somente em 1928, o rubro-negro voltou a ter relevância. Ajudado por um grupo de diretores, o clube viria a conquistar a sua maior glória até aquele momento.
Já na década de 1930, muitos times paulistas começaram a jogar no Campo do PAFC. Nessa mesma época, foram criados e disputados vários torneios intermunicipais.
Com o fortalecimento de outros times na cidade, o Pouso Alegre FC acabou entrando em recesso das competições amadoras no início da década de 1950. Pouco mais de uma década longe dos gramados, o PAFC resolveu voltar no ano de 1967, para disputar a sua primeira competição profissional. Com dificuldades econômicas, o PAFC deixou os gramados em 1968.
No início da década de 1980 os torneios amadores da cidade foram fortalecidos e o PAFC voltou aos campos.
Foi aí que o PAFC conquistou seu maior troféu. O rubro-negro foi Campeão Amador do Estado de Minas Gerais. No ano seguinte, o PAFC se profissionalizou novamente.
Em 1988, o PAFC alcançou o seu maior objetivo, que era o acesso à Primeira Divisão do Campeonato Mineiro.
O ano de 1990 foi do Pouso Alegre Futebol Clube, com o Dragão realizando o seu maior feito no futebol profissional. Disputando o Campeonato Mineiro da Primeira Divisão. Entretanto, com a falta de apoio e estrutura, foi difícil o PAFC manter aquele elenco supervalorizado e o time foi se desfazendo.
O ano de 2018 marca o retorno do Pouso Alegre aos gramados após 9 anos licenciados. Em 2019 o Pouso Alegre novamente disputa a segunda divisão mineira. Em 6 partidas disputadas o Dragão venceu 5 e empatou 1 garantindo 16 pontos, a liderança do seu grupo e a primeira colocação geral. Nas quartas de final o Pousão eliminou o Boston City com 2 empates por 0×0 e 1×1 (o Pouso Alegre avançou, já que tinha a vantagem do empate). Com a vitória de 3×0 sobre Três Corações, o Pouso Alegre oficialmente está no Módulo II.
Na homenagem feita na Sessão Ordinária dessa terça-feira, 22 de outubro, a Câmara Municipal de Pouso Alegre também destacou a ação do PAFC, no acordo em ceder para o município a área da Lema, que trará benefícios para a saúde com a construção da Unidade de Pronto Atendimento.
Na oportunidade, a homenagem foi entregue pelas mãos do presidente da Câmara, vereador Oliveira Altair - MDB e do vereador Rafael Aboláfio.
Publicado em: 22 de outubro de 2019
Publicado por: Karine Pagliarini - Ascom/Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
O Requerimento nº 64/2025, de autoria do vereador Odair Quincote, solicita a realização de uma Sessão Itinerante da Câmara Municipal nos bairros Cajuru, Anhumas, Farias e Imbuia.A proposta justifica-se pela importância de ouvir diretamente a população dessas regiões, levando o Legislativo até as...
O Projeto de Lei nº 7987/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que dispunha sobre a obrigatoriedade de publicação trimestral, no Portal da Transparência do Município, das emendas parlamentares indicadas a Pouso Alegre por Senadores, Deputados Federais e Deputados Estaduais, foi rejeitado em...
A Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou por unanimidade, em única votação na sessão ordinária desta terça-feira (6), o Projeto de Resolução nº 1.372/2025, que prorroga por 90 dias o prazo de funcionamento da Comissão Especial de Estudo responsável por investigar indícios de irregularidades em...
Na sessão ordinária desta terça-feira (29), foi rejeitado o Requerimento Nº 53/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que solicitava informações detalhadas sobre o bairro São Judas Tadeu. O objetivo era compreender melhor as necessidades da região e subsidiar futuras ações do Legislativo.Vot...
A Câmara Municipal rejeitou na sessão ordinária desta terça-feira (29), o Requerimento Nº 61/2025, apresentado pelo vereador Dr. Edson, para a realização de uma Sessão Itinerante no bairro Belo Horizonte, para promover o diálogo entre os parlamentares e a população local.Votaram a favor os veread...
Foi rejeitada na sessão ordinária desta terça-feira (29), o Requerimento Nº 60/2025, de autoria do vereador Dr. Edson, que propunha uma Sessão Itinerante no bairro Ferreiras, com o objetivo de ouvir diretamente os moradores da região.Votaram a favor os vereadores Delegado Renato Gavião, Lívia Mac...