Notícias



Orçamento para 2012 é aprovado em sessão extraordinária



A matéria recebeu 38 emendas e foi apreciada durante última sessão do ano

extra_2212Devido a falta de tempo hábil para analisar todas as 38 emendas que foram propostas para o orçamento de 2012, os vereadores apreciaram o Projeto de Lei nº 381/11 em sessão extraordinária na noite da última quinta-feira (22).

A matéria, de autoria do Poder Executivo, que estima a receita e fixa a despesa do Município para o exercício de 2011, recebeu nove votos favoráveis, em segunda votação. De acordo com o projeto, o valor do orçamento para o próximo ano será de R$ 403.075.816,83.

Com a finalidade de direcionar as despesas nas diversas dotações orçamentárias, alguns vereadores elaboraram emendas, que foram apreciadas separadamente. Onze delas já haviam sido aprovadas durante sessão extraordinária, na última segunda-feira (19).

Subvenções

Já o Projeto de Lei nº 382/11 foi aprovado por nove votos, em segunda votação. A matéria é de autoria do Executivo e trata da concessão de subvenções, auxílios financeiros e contribuições.

A concessão de subvenções sociais será destinada às instituições que a Administração Municipal julgar com funcionamento satisfatório, com base em critérios como: atender direto ao público, de forma gratuita; não possuir débito de prestação de contas de recursos recebidos anteriormente; apresentar declaração de regular funcionamento nos últimos dois anos; ser declarada por Lei como entidade de utilidade pública, entre outros.

Antes de ser aprovado, o Projeto recebeu três emendas, de autoria dos vereadores Laércio Poteiro (PTB) e Rogéria Ferreira (PMDB), que têm por objetivo fazer um melhor remanejamento das subvenções nas secretarias municipais.

IPREM

extra_2212.2Com nove votos, o Projeto de Lei nº 416/11 foi aprovado em segunda votação. A matéria é de autoria do Poder Executivo e revoga o artigo 2º da lei que trata da contribuição patronal para custeio do Instituto de Previdência Municipal de Pouso Alegre (IPREM).

Em novembro deste ano, a Lei nº 5108/11 foi aprovada pelo Plenário e fixou a contribuição em 16,03% para regime próprio, acrescido de 11,55% para financiamento de déficit técnico atuarial. Esta proposição entraria em vigor após decorridos noventa dias.

Com a aprovação do atual projeto, esta redução, que só começaria a valer em fevereiro de 2012, entra em vigor a partir da data de publicação do Projeto de Lei nº 416/11.

CEMA

Outro projeto que entrou em pauta para votação na sessão extraordinária foi o de nº 413/11. Também de autoria Executivo, esta matéria trata da autorização da Administração em adquirir um imóvel para instalação e edificação do Centro Municipal de Abastecimento (CEMA) e recebeu 10 votos favoráveis, em segunda votação.

O CEMA tem como objetivo centralizar a comercialização ao nível de atacado de produtos hortigranjeiros, garantir condições de segurança, higiene e conforto aos permissionários e usuários, além de manter serviços estatísticos e informações sobre cotações diárias do mercado e volumes comercializados.

O imóvel pesquisado pelo Poder Executivo e que ficou convencionado para aquisição está localizado às margens da rodovia BR-459, com área de 64.812 m². Ele foi escolhido de acordo com análises de localização, preço e condições de pagamento.

Oximetria

De autoria do vereador Raphael Prado (DEM), o Projeto de Lei nº 6863/11 foi aprovado por nove votos em sua segunda votação. A matéria trata da obrigatoriedade de realização do exame de oximetria de pulso em todos os recém-nascidos nos berçários das maternidades de Pouso Alegre.

a oximetria de pulso é um procedimento indolor, que mede os níveis de oxigênio no sangue e deve ser realizado nos bebês após 24 horas de vida. Ele serve para detectar a presença de cardiopatia congênita grave, que pode colocar em risco a vida da criança.

Antes de ser aprovado, o Projeto recebeu uma emenda, do próprio autor da matéria, que modifica o artigo 1º, colocando a obrigatoriedade para as maternidades particulares do Município, uma vez que os hospitais da rede pública são de competência do Estado ou da União.

-Ouça o "Jornal da Câmara: Em dia com o Legislativo" pela rádio Difusora AM, todas as sextas-feiras, a partir das 11h da manhã.

-Assista as sessões ordinárias da Câmara Municipal através da TV Câmara, pelo canal aberto 59 ou pelo 21 da Master Cabo.

-Acompanhe também os trabalhos do Legislativo pelo Facebook e pelo Twitter.

Leidiana Palma
Estagiário: Márcio Borges
ASCOM/Câmara





Publicado em: 23 de dezembro de 2011

Publicado por: Câmara Municipal

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Prorrogação de comissão que apura contratos da DAC Engenharia é aprovada na Câmara

08 de maio de 2025

A Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou por unanimidade, em única votação na sessão ordinária desta terça-feira (6), o Projeto de Resolução nº 1.372/2025, que prorroga por 90 dias o prazo de funcionamento da Comissão Especial de Estudo responsável por investigar indícios de irregularidades em...

Leia Mais



Câmara rejeita requerimento sobre informações do bairro São Judas Tadeu

30 de abril de 2025

Na sessão ordinária desta terça-feira (29), foi rejeitado o Requerimento Nº 53/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que solicitava informações detalhadas sobre o bairro São Judas Tadeu. O objetivo era compreender melhor as necessidades da região e subsidiar futuras ações do Legislativo.Vot...

Leia Mais



Sessão Itinerante no bairro Belo Horizonte é rejeitada

30 de abril de 2025

A Câmara Municipal rejeitou na sessão ordinária desta terça-feira (29), o Requerimento Nº 61/2025, apresentado pelo vereador Dr. Edson, para a realização de uma Sessão Itinerante no bairro Belo Horizonte, para promover o diálogo entre os parlamentares e a população local.Votaram a favor os veread...

Leia Mais



Sessão Itinerante no bairro Ferreiras é rejeitada

30 de abril de 2025

Foi rejeitada na sessão ordinária desta terça-feira (29), o Requerimento Nº 60/2025, de autoria do vereador Dr. Edson, que propunha uma Sessão Itinerante no bairro Ferreiras, com o objetivo de ouvir diretamente os moradores da região.Votaram a favor os vereadores Delegado Renato Gavião, Lívia Mac...

Leia Mais



Sessão Itinerante no bairro Cruz Alta é rejeitada

30 de abril de 2025

A Câmara Municipal rejeitou nesta terça-feira (29) o Requerimento Nº 55/2025, de autoria do vereador Dr. Edson, que propunha a realização de uma Sessão Itinerante no bairro Cruz Alta, no dia 10 de julho, às 19h30. A proposta visava ouvir de perto as demandas da comunidade local.Votaram a favor os...

Leia Mais



Câmara concede Insígnia Tiradentes a personalidades que se destacam na comunidade pouso-alegrense

25 de abril de 2025

Na noite de ontem, quinta-feira (24), o Plenário da Câmara Municipal de Pouso Alegre foi palco de uma cerimônia marcada pelo reconhecimento: a Sessão Especial de entrega da Insígnia Tiradentes. A honraria é concedida anualmente a cidadãos e instituições que se destacam pelo comprometimento com a...

Leia Mais