A coletânea de textos é resultado da produção dos estudantes durante um ano de encontros
A Academia Juvenil de Letras lançou na noite da última quinta-feira (15) o livro “Escrevo; logo existo”. A obra, uma coletânea de contos, poesias e microcontos, é resultado de um ano de estudos com as professoras e orientadoras Gislaine Buosi e Josemaire Rosa Nery.
Madu Macedo, presidente da Academia Pouso-alegrense de Letras e Coordenadora da Escola do Legislativo Professor Rômulo Coelho abriu a cerimônia agradecendo a presença de todos que ocupavam o plenário e aproveitou para demonstrar seu carinho e satisfação por todo o tempo de trabalho junto aos acadêmicos.
Gislaine Buosi foi a segunda a se pronunciar e, entre fragmentos de textos e um belo discurso, engrandeceu o projeto que ganhou vida no ano de 2010, Gislaine lembrou, ainda, que oito alunos devem deixar as cadeiras, uma vez que ingressam no ensino superior.
A acadêmica juvenil Francis Hellen Braga, uma das estudantes que deve deixar a Academia Juvenil de Letras este ano, falou em nome dos colegas e expôs sua satisfação em ter participado do projeto que rendeu um fruto tão belo como “Escrevo; logo existo”.
O presidente da Câmara, vereador Oliveira Altair, não dispensou elogios a todos os envolvidos nos projetos da Escola do Legislativo, sobretudo à coordenadora da Escola, Madu Macedo e assessora, Rosana Borges, e também aos próprios acadêmicos. Ele ainda ressaltou a importância desses projetos que acontecem no Legislativo de Pouso Alegre, responsáveis por trabalhar a cidadania e cultura com os estudantes, a fim de mantê-los distantes das ruas.
O evento contou com a presença dos vereadores Fabrício Machado, Frederico Coutinho, Moacir Franco e Raphael Prado e dos acadêmicos da Academia Pouso-alegrense de Letras: Maria Eunice Cherbelli, Benedito Madeira, Maria Aparecida Francescato e Horma de Souza Valadares Meireles.
Outra visita importante que marcou a noite, foi o presidente da Abel (Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas do Senado Federal), Flórian Madruga. Ele parabenizou a Câmara Municipal de Pouso Alegre pela iniciativa em apoiar, de forma tão atuante, as atividades desenvolvidas pela Escola do Legislativo.
Madruga ainda ressaltou que Pouso Alegre é a primeira cidade que mantém o projeto Academia Juvenil de Letras funcionando junto ao Poder Legislativo.
Além de participar do lançamento, Flórian Madruga entregou ao presidente da Câmara um exemplar da Lei Orgânica Municipal em braile. A Câmara de PA é a primeira no estado de Minas Gerais a ter o documento adaptado. Com isso, o Legislativo de Pouso Alegre fica ainda mais preparado para trazer acessibilidade a todos os munícipes.
Depois dos pronunciamentos, cada acadêmico juvenil recebeu uma moção de aplauso das mãos do presidente da Câmara, assinada por todos os vereadores e cinco exemplares do livro, entregues pela professora Jose.
O fim do evento foi marcado por uma sessão de autógrafos, realizada no Plenarinho da Câmara. Os interessados puderam adquirir seu exemplar, assinado por todos os autores.
As atividades da Academia Juvenil de Letras voltam a acontecer no dia 12 de abril, no plenário da Câmara Municipal.
Confira a galeria de fotos, clique aqui.
-Assista as sessões ordinárias da Câmara Municipal através da TV Câmara, pelo canal aberto 59 ou pelo 21 da Master Cabo.
-Acompanhe também os trabalhos do Legislativo pelo Facebook e pelo Twitter.
Leidiana Palma
Estagiário: Márcio Borges
ASCOM/Câmara
Publicado em: 16 de março de 2012
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Na sessão ordinária desta terça-feira (29), foi rejeitado o Requerimento Nº 53/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que solicitava informações detalhadas sobre o bairro São Judas Tadeu. O objetivo era compreender melhor as necessidades da região e subsidiar futuras ações do Legislativo.Vot...
A Câmara Municipal rejeitou na sessão ordinária desta terça-feira (29), o Requerimento Nº 61/2025, apresentado pelo vereador Dr. Edson, para a realização de uma Sessão Itinerante no bairro Belo Horizonte, para promover o diálogo entre os parlamentares e a população local.Votaram a favor os veread...
Foi rejeitada na sessão ordinária desta terça-feira (29), o Requerimento Nº 60/2025, de autoria do vereador Dr. Edson, que propunha uma Sessão Itinerante no bairro Ferreiras, com o objetivo de ouvir diretamente os moradores da região.Votaram a favor os vereadores Delegado Renato Gavião, Lívia Mac...
A Câmara Municipal rejeitou nesta terça-feira (29) o Requerimento Nº 55/2025, de autoria do vereador Dr. Edson, que propunha a realização de uma Sessão Itinerante no bairro Cruz Alta, no dia 10 de julho, às 19h30. A proposta visava ouvir de perto as demandas da comunidade local.Votaram a favor os...
Na noite de ontem, quinta-feira (24), o Plenário da Câmara Municipal de Pouso Alegre foi palco de uma cerimônia marcada pelo reconhecimento: a Sessão Especial de entrega da Insígnia Tiradentes. A honraria é concedida anualmente a cidadãos e instituições que se destacam pelo comprometimento com a...
Na sessão ordinária dessa terça-feira (22), a Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 8.008/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que institui o Programa de Atendimento ao Pé Diabético (PAPE) no município. A nova legislação tem como objetivo promover a p...