Notícias



Câmara realiza reunião no Mercado Municipal



altNa noite dessa segunda-feira, 30 de agosto, a Câmara Municipal de Pouso Alegre realizou uma reunião no Mercado Municipal, com o objetivo de escutar a posição dos comerciantes do local a respeito da reforma prevista para acontecer no prédio.

Dado início a reunião, o primeiro a utilizar da palavra foi o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Renato Torres, que fez uma exposição do projeto que pretende revitalizar o Mercado Municipal. De acordo com o Secretário, várias cidades foram visitadas para a elaboração do projeto e a população também foi ouvida. Para Torres a preocupação é aumentar o movimento do local sem que o prédio passe muito tempo fechado, evitando assim, o prejuízo aos comerciantes.

Posteriormente alguns comerciantes fizeram considerações em relação ao projeto, João Francisco Alves de Oliveira falou sobre o sistema elétrico que precisa passar por reforma urgentemente, bem como os banheiros e a rede hidráulica e ressaltou ainda “que muitos comerciantes que não participaram da reunião são contrários ao projeto de revitalização apresentado pela Prefeitura”.

Para o Presidente da Associação dos Comerciantes do Mercado, Mário Lúcio de Barros, é preciso “olhar todos os lados”. Barros ainda disse que todos estão tendo a oportunidade de dar opinião no projeto e que a reforma não irá prejudicar os comerciantes.

O Ex-vereador de Pouso Alegre, Sérgio Garcia, que também participou da reunião lembrou a importância do Mercado Municipal e disse que “é preciso debater o assunto para não haver arrependimento e ressaltou que o trabalho deve ser fiscalizado”.

Posteriormente foi a vez dos vereadores se pronunciarem. Oliveira Altair (DEM) lembrou a última reforma ocorrida no local, que na opinião dele, prejudicou os comerciantes e disse que o Legislativo irá fiscalizar as obras. Ele ainda falou da importância desse tipo de reunião onde se trata a concretização das reformas.

Raphael Prado (DEM) parabenizou a mudança de postura do Poder Executivo, que vem discutindo o projeto com os permissionários e, também, os vereadores que se dispuseram em ir até ao local para escutar os comerciantes. O vereador ainda ressaltou que há interesse da Câmara em concretizar as melhorias no Mercado.

Paulo Henrique Pereira Alves (PT) comentou a importância da reunião e da iniciativa do Poder Executivo em efetuar as necessárias melhorias no prédio do Mercado. Ele ainda ressaltou que todos devem participar da elaboração do projeto, para melhorá-lo no que for preciso, e que os permissionários devem participar da associação para definir a questão da reforma, conscientizando-se de “que temos direitos, mas também deveres”. O vereador ainda considerou que devem ser feitas as adequações no que é de urgência e sugeriu ao Secretário, que seja previsto no contrato que a empresa faça a reforma com planejamento, para que o prazo seja cumprido, não trazendo prejuízos aos permissionários.

Laércio Poteiro (PTB) lembrou que toda mudança gera desconforto e disse que enxerga falhas com relação ao projeto, como o estacionamento e a faixa de pedestres. Ele ainda questionou sobre a utilização dos banheiros por mendigos, que “utilizam até para lavar roupas e acabam afetando a estrutura do Mercado”. O vereador também considerou que deve ser realizado um sorteio para situar cada permissionário e que deve ser composta uma comissão para fiscalizar a execução das obras de reforma. Para Poteiro, deve ser feita uma relação de dias parados, com imposição de multa e que se deve ter cautela por tratar de um projeto ambicioso e futurista.

Rogéria Ferreira (PMDB) parabenizou a atuação do Secretário Renato Torres e disse que acredita que a reforma no Mercado será uma das melhores reformas da administração de Agnaldo Perugini. A vereadora ainda lembrou que “há até excursão ao Mercado Municipal de São Paulo” e que todos ficam satisfeitos em ver a organização das frutas e legumes, onde tudo é setorizado. Ela também disse que o prazo é importante, mas que os comerciantes devem fazer um planejamento familiar e considerar que o retorno será benéfico. Rogéria ainda lembrou que todo lugar onde se tem associação se fortalece.

Fabrício Machado (PT) ressaltou a conversa do Prefeito com os comerciantes, bem como a importância da reunião organizada pelos vereadores. O vereador considerou o projeto espetacular e disse que ele “vai alavancar o ponto turístico, aumentando o fluxo de venda”. Ele ainda lembrou a questão do acesso, das normas da ABNT e relembrou as charretes que existiam próximo ao local, que faziam a entrega de mercadorias. Para o vereador os permissionários que não estiveram presentes devem ser convencidos de que serão beneficiados com a reforma. Fabrício Machado ainda falou da necessidade da área de embarque e desembarque de mercadorias.

Marcos Vinícius Teixeira (PSB) lembrou que o interesse das famílias deve prevalecer e que grande parte de grandes comércios antigos da cidade fraquejou, porque não quis apostar no desenvolvimento e fazer investimento. Para ele “o Mercado ainda é referência de bons produtos, o que ajuda a mantê-lo” e que o maior interesse é o da população, que quer se sentir bem quando vai ao Mercado. Marcus Teixeira disse que o mercado de São Paulo é uma boa referência em organização e setorização. Ele também comentou que nos órgãos públicos a reforma total é complicada, mas considerou que partir para a reforma parcial não será bom, exemplificando problemas que se arrastam por diversos anos.

O vereador Moacir Franco (PTB), falou da importância da participação popular e parabenizou a postura do Secretário. O vereador ainda disse que a Câmara deve apoiar as ações do Executivo com vistas às melhorias pretendidas e que Pouso Alegre polariza 47 cidades da região, o que a torna um potencial incentivador do comércio. Moacir Franco ainda falou do comércio dos supermercados, que vendem mais caro e que têm condições de pagar pessoal para expor. Para o vereador as pessoas que têm mais poder aquisitivo querem um local organizado para adquirir os produtos. Ele também ressaltou que os permissionários devem propor um prazo para a conclusão da obra.

Dulcinéia da Costa, que estava representada por sua assessora, Ana Cecília, manifestou a certeza de que a obra é um empreendimento que vai dar certo.

O Presidente da Câmara, Frederico Coutinho, (PSB) parabenizou a todos os presentes pela participação e falou da função da Câmara em acompanhar o processo. O vereador comentou que “o projeto recebeu as devidas adequações sendo de suma importância a participação de todos na elaboração do mesmo”. Fred Coutinho ressaltou ainda que não há certeza da liberação do dinheiro para a realização das obras, o que deve ser foco da preocupação de todos. Para ele é preciso atentar para a forma como será realizada a licitação, dando-se a correta destinação aos recursos públicos e falou que a Câmara irá votar a Lei Orçamentária Anual. Para o vereador, pelo menos o que é mais urgente deve estar previsto na Lei Orçamentária.

ASCOM/ Karine Pagliarini





Publicado em: 31 de agosto de 2010

Publicado por: Câmara Municipal

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Câmara rejeita requerimento sobre informações do bairro São Judas Tadeu

30 de abril de 2025

Na sessão ordinária desta terça-feira (29), foi rejeitado o Requerimento Nº 53/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que solicitava informações detalhadas sobre o bairro São Judas Tadeu. O objetivo era compreender melhor as necessidades da região e subsidiar futuras ações do Legislativo.Vot...

Leia Mais



Sessão Itinerante no bairro Belo Horizonte é rejeitada

30 de abril de 2025

A Câmara Municipal rejeitou na sessão ordinária desta terça-feira (29), o Requerimento Nº 61/2025, apresentado pelo vereador Dr. Edson, para a realização de uma Sessão Itinerante no bairro Belo Horizonte, para promover o diálogo entre os parlamentares e a população local.Votaram a favor os veread...

Leia Mais



Sessão Itinerante no bairro Ferreiras é rejeitada

30 de abril de 2025

Foi rejeitada na sessão ordinária desta terça-feira (29), o Requerimento Nº 60/2025, de autoria do vereador Dr. Edson, que propunha uma Sessão Itinerante no bairro Ferreiras, com o objetivo de ouvir diretamente os moradores da região.Votaram a favor os vereadores Delegado Renato Gavião, Lívia Mac...

Leia Mais



Sessão Itinerante no bairro Cruz Alta é rejeitada

30 de abril de 2025

A Câmara Municipal rejeitou nesta terça-feira (29) o Requerimento Nº 55/2025, de autoria do vereador Dr. Edson, que propunha a realização de uma Sessão Itinerante no bairro Cruz Alta, no dia 10 de julho, às 19h30. A proposta visava ouvir de perto as demandas da comunidade local.Votaram a favor os...

Leia Mais



Câmara concede Insígnia Tiradentes a personalidades que se destacam na comunidade pouso-alegrense

25 de abril de 2025

Na noite de ontem, quinta-feira (24), o Plenário da Câmara Municipal de Pouso Alegre foi palco de uma cerimônia marcada pelo reconhecimento: a Sessão Especial de entrega da Insígnia Tiradentes. A honraria é concedida anualmente a cidadãos e instituições que se destacam pelo comprometimento com a...

Leia Mais



Câmara aprova criação do Programa de Atendimento ao Pé Diabético (PAPE)

23 de abril de 2025

Na sessão ordinária dessa terça-feira (22), a Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 8.008/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que institui o Programa de Atendimento ao Pé Diabético (PAPE) no município. A nova legislação tem como objetivo promover a p...

Leia Mais