Laércio Poteiro (PTB) falou sobre os lugares que visitou durante a semana e exibiu fotos de praças danificadas, esgoto a céu aberto e lugares que para ele deveriam ser aproveitados para área de lazer. Ele também comentou vários pedidos de melhorias e a falta de conscientização das pessoas com a limpeza urbana, bem como a falta de fiscalização por parte da prefeitura. O vereador ainda comentou a importância de se preservar os patrimônios e incentivar a cultura, aproveitando os espaços livres. Poteiro também cobrou reforma no pátio da Escola Municipal Professor Mendonça, instalação de novos banheiros na Praça João Pinheiro e manutenção nos telefones públicos.
Hélio da Van (PT) comentou a nova formação da Associação de Moradores do bairro São João e disse que espera empenho principalmente com o trabalho social. Ele ainda informou a inauguração da “Casa de Passagens” e a entrega de ambulância no bairro cidade jardim e disse que espera que o atendimento seja para todos. Hélio da Van ainda se disse preocupado com o número de alugueis pagos pela Prefeitura, parabenizou o setor de marcação de consultas do Município e disse que a administração precisa agilizar o programa de castração de animais.
Fabrício Machado (PT) comentou as diversas conquistas do IPRAM, como por exemplo, a alta no número de encaminhamentos para emprego. O vereador ainda falou sobre o projeto proposto por ele, voltado para o esporte para as pessoas com deficiência, que já começa a sair do papel. Sobre a “Casa de Passagem” ele disse que o projeto é importante para o Município e sobre os kits escolares ele solicitou uma reunião com os demais vereadores para definir o caso.
Dulcineia Costa (PV) começou seu discurso comentado as reclamações mais comuns dos vereadores. Ela disse que sobre o trânsito o movimento cresce a cada dia e mediante solicitação da população já foram feitas várias alterações, como por exemplo, o aumento no tempo do sinal amarelo. Ainda sobre a organização no trânsito ela cobrou coerência e ética nas cobranças realizadas pela população. Sobre os kits escolares a vereadora disse que é preciso ter conhecimento de causa para fazer pronunciamentos.
Oliveira Altair (DEM) falou que a manifestação das pessoas em relação ao trânsito ocorreram por indignação e que os erros não podem demorar em ser revistos. O vereador também comentou sobre o lixo urbano, que para ele falta planejamento. Sobre o kit Escolar Oliveira Altair disse que os vereadores devem assumir o seu papel fiscalizador.
O Presidente Frederico Coutinho (PSB) disse que esteve em Belo Horizonte na Procuradoria, juntamente com demais vereadores, para buscar entendimento quanto ao ofício encaminhado para a Câmara e disse que é importante que os vereadores se reúnam para tratar sobre o assunto. Fred Coutinho ainda comentou os vários pronunciamentos feitos pelos vereadores no ano passado sobre os kits Escolares e o conselho que teria dado ao Executivo.
Moacir Franco (PTB) comentou sua viagem para Belo Horizonte e disse que os vereadores devem se basear em pontos técnicos e que o estudo sobre os kits Escolares deve ser feito por equipe especializada independentemente de questões partidárias. Para o vereador é preciso levar em frente o que for determinado pela Casa. Outro assunto tratado por Moacir Franco foi a falta de área de lazer no bairro Faisqueira e em outros setores do Município.
Raphael Prado (DEM) comentou sobre uma notícia que saiu em rede estadual sobre os estádios abandonados, onde Pouso Alegre serviu de ilustração. Disse que muito se há de promessa, mas que os recursos dificilmente chegam à cidade. Ainda na área do esporte, ele fez algumas solicitações de melhorias para o campo do bairro São Cristóvão, onde no momento ocorre campeonato. Sobre o trânsito ele fez algumas sugestões, como por exemplo, a instalação de semáforo regressivo no sinal amarelo. Sobre os kits Escolares ele disse que os vereadores têm a função fiscalizadora, mas que é preciso tomar cuidado com os interesses políticos e lembrou que a fiscalização deve ser feita todos os dias.
Rogéria Ferreira (PMDB) disse que recebeu várias reclamações sobre um córrego que corta os bairros Fátima III e Faisqueira e que os moradores estão preocupados quanto à época da chuva, já que as manilhas estão entupidas e também porque ocorreu um aterro por parte de uma empresa que teria diminuído a largura do córrego. A vereadora comentou ainda sobre o Projeto de Lei que altera a taxa de ocupação da construção do shopping no Município e pediu atenção dos vereadores para os detalhes do Projeto. Outro assunto abordado por ela foi uma reunião ocorrida no ano passado onde se discutiu com o Prefeito sobre os kits Escolares, ela lembrou também que o Ministério Público já realizou a investigação e que os vereadores aguardam posicionamento para não cometer injustiça.
Paulo Henrique Pereira Alves (PT) parabenizou os representantes da Associação de Moradores do bairro São João, comentou sobre as melhorias ocorridas no local e que há ações da prefeitura que estão melhorando a vida das pessoas de Pouso Alegre. Mas para ele, alguns grupos políticos estariam se movimentando para atrapalhar o desenvolvimento das obras realizadas pelo Prefeito. Paulo Henrique aconselhou aos vereadores para agir com tranqüilidade e não ceder às pressões. Sobre os kits Escolares o vereador deixou claro que analisando o processo não constatou erros, mas que se existem dúvidas, que o Presidente faça uma denúncia formal.
Marcus Vinícius Teixeira cobrou do Executivo fiscalização em relação à lei que obriga as agências bancárias a disponibilizarem banheiro para os clientes. O vereador ainda comentou sua visita ao bairro Vista Alegre e seu encontro com o Secretário Municipal de Obras, bem como, com o responsável pela empresa Princesa do Sul, que anunciaram melhorias para o local. Outro assunto tratado por ele foi a Copa Cimed, onde vários atletas de renome nacional estiveram presentes. Para Marcus Teixeira o projeto deve ter continuidade.
ASCOM/Karine Pagliarini
Publicado em: 01 de setembro de 2010
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Na sessão ordinária desta terça-feira (29), foi rejeitado o Requerimento Nº 53/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que solicitava informações detalhadas sobre o bairro São Judas Tadeu. O objetivo era compreender melhor as necessidades da região e subsidiar futuras ações do Legislativo.Vot...
A Câmara Municipal rejeitou na sessão ordinária desta terça-feira (29), o Requerimento Nº 61/2025, apresentado pelo vereador Dr. Edson, para a realização de uma Sessão Itinerante no bairro Belo Horizonte, para promover o diálogo entre os parlamentares e a população local.Votaram a favor os veread...
Foi rejeitada na sessão ordinária desta terça-feira (29), o Requerimento Nº 60/2025, de autoria do vereador Dr. Edson, que propunha uma Sessão Itinerante no bairro Ferreiras, com o objetivo de ouvir diretamente os moradores da região.Votaram a favor os vereadores Delegado Renato Gavião, Lívia Mac...
A Câmara Municipal rejeitou nesta terça-feira (29) o Requerimento Nº 55/2025, de autoria do vereador Dr. Edson, que propunha a realização de uma Sessão Itinerante no bairro Cruz Alta, no dia 10 de julho, às 19h30. A proposta visava ouvir de perto as demandas da comunidade local.Votaram a favor os...
Na noite de ontem, quinta-feira (24), o Plenário da Câmara Municipal de Pouso Alegre foi palco de uma cerimônia marcada pelo reconhecimento: a Sessão Especial de entrega da Insígnia Tiradentes. A honraria é concedida anualmente a cidadãos e instituições que se destacam pelo comprometimento com a...
Na sessão ordinária dessa terça-feira (22), a Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 8.008/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que institui o Programa de Atendimento ao Pé Diabético (PAPE) no município. A nova legislação tem como objetivo promover a p...