Na semana passada vários medicamentos foram encontrados no depósito da empresa responsável pelo lixo da cidade, KTM. Entre os remédios haviam caixas inteiras e alguns medicamentos que ainda estavam dentro do prazo de validade.
Após o ocorrido o Secretário Municipal de Saúde, Marcelo Luna, mudou a direção da Farmácia e afirmou que está tomando atitudes para a melhoria do funcionamento do setor.
Durante a Sessão Ordinária desta quarta-feira, 08 de setembro, o vereador Hélio da Van (PT) elogiou o secretário de Saúde pela sua atuação perante o fato dos remédios depositados na KTM e lembrou que a empresa recebe medicamentos não só da Prefeitura, mas também de farmácias particulares, consultórios médicos e clínicas.
Para a vereadora Dulcinéia Costa (PV) é preciso averiguar a situação do caso dos remédios vencidos. Ela acredita que a fiscalização imprudente pode prejudicar não só a Secretaria responsável, mas sim a população de Pouso Alegre. Dulcinéia afirmou ainda que é preciso atentar para os atos que tendem a denegrir a imagem do Executivo e do Legislativo.
Os vereadores, Oliveira Altair (Dem), Frederico Coutinho (PSB), Rogéria Ferreira (PMDB) e Laércio Poteiro (PTB) apresentaram fotos dos medicamentos vencidos encontrados na KTM e da sede da Secretaria de Saúde, onde os medicamentos ficam alojados.
Oliveira disse que foi informado que os medicamentos com vencimentos nos meses de setembro e outubro foram deixados no local há cerca de 60 dias e mostrou fotos das paredes mofadas da sede da Secretaria de Saúde.
Para o Presidente da Câmara, Frederico Coutinho (PSB), o fato dos medicamentos deixou claro que havia uma má administração no setor. Fred Coutinho disse que todas as gestões podem contribuir ou deixar a desejar e que o termômetro do descontentamento é a população.
Fred disse também que a presença dos vereadores é importante até mesmo para a administração ter conhecimento destes fatos.
Quem também comentou o fato dos remédios foi o vereador Moacir Franco (PTB). Para o vereador é precisos que os responsáveis pelos setores façam um levantamento da situação para que não entrem em desacordo com a administração.
Embora existam falhas na administração, o vereador Raphael Prado (Dem) disse que o parlamentar deve contribuir para a melhoria do Município. Prado afirmou que os responsáveis pelo desperdício de medicamentos devem ser punidos. O vereador disse ainda que é preciso de planejamento e afirmou que por conta de problemas internos a denúncia tomou grandes dimensões.
O vereador Marcus Vinícius Teixeira (PSB) disse que enquanto esteve na KTM pôde verificar no local, medicamentos dentro do prazo de validade. Para ele cabe ao vereador, no momento que fica ciente da denúncia, tomar as devidas providências. Teixeira disse que as investigações devem partir para um lado policial.
A vereadora Rogéria Ferreira (PMDB) pôde constatar a falta de gases e anticoncepcional no posto de saúde do bairro Faisqueira, enquanto na sede da Secretaria os mesmos medicamentos podem ser encontrados.
Rogéria disse ainda que recebeu a denuncia há vinte dias e na semana passada pediu a presença da Presidência da Casa para averiguar a acusação. A vereadora lembrou que o papel do vereador é averiguar a forma que o dinheiro público está sendo empregado.
O vereador Paulo Henrique Pereira Alves (PT) questionou a procedência da denúncia sobre os medicamentos e afirmou que o Executivo está tomando atitudes cabíveis. O vereador informou que a Prefeitura solicitou a abertura de um inquérito de investigação e disse que há suspeitas de funcionários descontentes que tomaram atitudes para prejudicar a Administração.
O vereador Laércio Poteiro (PTB) demonstrou-se indignado com o descaso do dinheiro público e com a falta de planejamento na compra de medicamentos. Para Poteiro, o Prefeito precisa de pessoas competentes ao seu lado, a fim de que se torne um bom administrador. O vereador informou que pediu permissão para olhar os medicamentos na KTM e ao averiguar se deparou com vários medicamentos que vão vencer no próximo ano.
Outros assuntos:
Fabrício machado (PT) comentou alguns de seus projetos que se tornaram realidade, como a obrigatoriedade das autoescolas terem carros adaptados. Para Fabrício, o projeto adote uma rampa, aprovado durante a Sessão Ordinária desta quarta-feira, terá bons resultados como os demais projetos.
ASCOM/Leidiana Palma
Publicado em: 09 de setembro de 2010
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Na sessão ordinária desta terça-feira (29), foi rejeitado o Requerimento Nº 53/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que solicitava informações detalhadas sobre o bairro São Judas Tadeu. O objetivo era compreender melhor as necessidades da região e subsidiar futuras ações do Legislativo.Vot...
A Câmara Municipal rejeitou na sessão ordinária desta terça-feira (29), o Requerimento Nº 61/2025, apresentado pelo vereador Dr. Edson, para a realização de uma Sessão Itinerante no bairro Belo Horizonte, para promover o diálogo entre os parlamentares e a população local.Votaram a favor os veread...
Foi rejeitada na sessão ordinária desta terça-feira (29), o Requerimento Nº 60/2025, de autoria do vereador Dr. Edson, que propunha uma Sessão Itinerante no bairro Ferreiras, com o objetivo de ouvir diretamente os moradores da região.Votaram a favor os vereadores Delegado Renato Gavião, Lívia Mac...
A Câmara Municipal rejeitou nesta terça-feira (29) o Requerimento Nº 55/2025, de autoria do vereador Dr. Edson, que propunha a realização de uma Sessão Itinerante no bairro Cruz Alta, no dia 10 de julho, às 19h30. A proposta visava ouvir de perto as demandas da comunidade local.Votaram a favor os...
Na noite de ontem, quinta-feira (24), o Plenário da Câmara Municipal de Pouso Alegre foi palco de uma cerimônia marcada pelo reconhecimento: a Sessão Especial de entrega da Insígnia Tiradentes. A honraria é concedida anualmente a cidadãos e instituições que se destacam pelo comprometimento com a...
Na sessão ordinária dessa terça-feira (22), a Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 8.008/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que institui o Programa de Atendimento ao Pé Diabético (PAPE) no município. A nova legislação tem como objetivo promover a p...