Os estudantes votaram propostas para destinação adequada de resíduos sólidos.
Na semana passada, a coordenadora da Escola do Legislativo Rômulo Coelho, Madu Macedo, a assessora Rosana Borges, o monitor do Parlamento Jovem e dez Deputados Jovens de Pouso Alegre estiveram na Assembleia Legislativa de Minas Gerais para participaram da Plenária final do Parlamento Jovem de Minas 2010.
O Parlamento Jovem terminou com a votação de um documento final com 12 propostas que poderão subsidiar a elaboração de políticas públicas e de ações de políticas públicas na área de resíduos sólidos.
Após dois dias de discussões, os estudantes votaram as propostas consideradas prioritárias para compor o documento, que será encaminhado à Comissão de Participação Popular. Entre as principais preocupações dos participantes do projeto, estão questões como a reciclagem e a destinação adequada do lixo.
ASCOM/ Leidiana Palma
Leia abaixo o relato do monitor do Parlamento Jovem de Pouso Alegre.
“Após animada viagem no dia 14 de setembro, tão grande quanto a euforia da chegada, foi início das atividades no dia 15.
Depois da chegada à ALMG, onde todos passaram pelo Portal Triangular, símbolo da Santíssima Trindade na nossa bandeira estadual, houve uma breve dinâmica de apresentação e interação entre os jovens parlamentares.
Uma pequena discussão sobre “logística reversa”, fez com que rapidamente se iniciasse um debate entre os jovens.
A necessidade da eleição de coordenadores, assessores e relatores para cada um dos grupos de trabalho (produção, consumo e destinação), levou os parlamentares a se reunirem em grupos, para iniciar o processo de eleição e definir a mesa. Os candidatos de cada grupo expuseram suas ideias e apresentaram suas candidaturas aos demais do grupo. A Parlamentar pousoalegrense, Mônica Franco (CENEC), foi eleita coordenadora do grupo “Destinação e Reaproveitamento”.
Ao retornar do almoço, ocorreu uma visitação orientada, por todo o prédio da Assembleia, onde os jovens puderam conhecer e entender o funcionamento de cada um dos setores e os processos decorrentes de cada um.
Para encerrar os trabalhos do dia, os alunos reuniram-se, agora na Escola Do Legislativo, de acordo com o grupo de trabalho, e elegeram as propostas a serem encaminhadas para a plenária final do dia seguinte. O método de escolha foi o método oficial de eleição de projetos de leis, mesma forma a ser adotada na plenária final.
Mais um dia se passou e em fim, chegou o dia da plenária final.
Durante a manhã, os parlamentares realizaram um passeio por pontos turísticos da capital mineira.
Após se encaminharem mais uma vez para a ALMG, os municípios se separaram e discutiram e analisaram as propostas de cada uma das cidades, a serem oficialmente eleitas algumas horas depois.
Às duas da tarde, deu-se início a plenária final. A mesa inicial foi composta pelo excelentíssimo presidente da ALMG, Alberto Pinto Coelho, Além de autoridades da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, e também representantes da Escola Do Legislativo do Estado. Dadas as declarações e apresentações das autoridades, tomaram a mesa os coordenadores de cada grupo de trabalho, e iniciou-se a leitura das propostas finais e dos relatórios de cada grupo de trabalho, decorrente do dia anterior.
Após as devidas leituras, foi iniciado o processo de votação, onde não faltaram discussões, o que fez com que à Sessão prosseguisse até às 20h.
Brilhantemente foram escolhidas as 12 propostas do documento final. Foram seis horas de cidadania, democracia e ética, o que orgulhou a cada um dos que colaboraram com o PJ Minas 2010.
Muito mais que 12 propostas, o que fica de mais valioso de tudo isto, é a vivência e o entendimento que cada um dos jovens obtiveram sobre política, podendo ter um novo viés e estando prontos para contagiar a todos os outros jovens, com a sede pela democracia e pela luta por um Brasil melhor.
Os frutos preliminares já foram colhidos, cabe agora, ao futuro nos dar as recompensas de um estado menos ignorante e mais atuante, onde estes jovens de hoje, serão nossos governantes de amanhã.”
Bruno Dias Soares
Monitor do Parlamento Jovem
Publicado em: 21 de setembro de 2010
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Na sessão ordinária desta terça-feira (29), foi rejeitado o Requerimento Nº 53/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que solicitava informações detalhadas sobre o bairro São Judas Tadeu. O objetivo era compreender melhor as necessidades da região e subsidiar futuras ações do Legislativo.Vot...
A Câmara Municipal rejeitou na sessão ordinária desta terça-feira (29), o Requerimento Nº 61/2025, apresentado pelo vereador Dr. Edson, para a realização de uma Sessão Itinerante no bairro Belo Horizonte, para promover o diálogo entre os parlamentares e a população local.Votaram a favor os veread...
Foi rejeitada na sessão ordinária desta terça-feira (29), o Requerimento Nº 60/2025, de autoria do vereador Dr. Edson, que propunha uma Sessão Itinerante no bairro Ferreiras, com o objetivo de ouvir diretamente os moradores da região.Votaram a favor os vereadores Delegado Renato Gavião, Lívia Mac...
A Câmara Municipal rejeitou nesta terça-feira (29) o Requerimento Nº 55/2025, de autoria do vereador Dr. Edson, que propunha a realização de uma Sessão Itinerante no bairro Cruz Alta, no dia 10 de julho, às 19h30. A proposta visava ouvir de perto as demandas da comunidade local.Votaram a favor os...
Na noite de ontem, quinta-feira (24), o Plenário da Câmara Municipal de Pouso Alegre foi palco de uma cerimônia marcada pelo reconhecimento: a Sessão Especial de entrega da Insígnia Tiradentes. A honraria é concedida anualmente a cidadãos e instituições que se destacam pelo comprometimento com a...
Na sessão ordinária dessa terça-feira (22), a Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 8.008/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que institui o Programa de Atendimento ao Pé Diabético (PAPE) no município. A nova legislação tem como objetivo promover a p...