Notícias



Confira os assuntos da Tribuna desta semana



altDulcinéia Costa (PV) comentou sobre o início da gestão de Perugini e disse que nos primeiros dois anos a demanda de pedidos popular foi grande, sendo atendidos, inclusive, através de indicações feitas pelos vereadores. Ela ainda destacou que a cidade possui diversas necessidades, mas que é preciso reconhecer o que já foi feito pela Administração e levar em conta que a demanda de serviços cresce juntamente com a cidade. Dulcinéia Costa lembrou as inúmeras obras de pavimentação em vários pontos da cidade e também a implantação de serviços como o Centro de Referência de Assistência Social, além de anunciar outras obras que estão previstas para serem realizadas em Pouso Alegre. A vereadora ainda comentou a visita do Ministro de Transportes ao Município, onde assinou a duplicação da ponte sobre o Rio Sapucaí.

Quem também reconheceu que a demanda de serviços na cidade teve aumento foi o vereador Moacir Franco (PTB), que aproveitou a oportunidade para chamar a atenção do Executivo em relação aos projetos que precisam receber atenção da Administração, como por exemplo, a coleta do lixo. Outro assunto tratado pelo parlamentar foi o pagamento das bolsas de estudos para os alunos beneficiados pelo programa, para Moacir Franco o benefício é importante para o desenvolvimento desses estudantes e educação profissional, fundamental para o futuro dos mesmos. Ainda sobre educação, o vereador disse que é preciso melhorar a acesso da criança na escola e capacitar os jovens para o futuro.

altMarcus Vinícius Teixeira (PSB) comentou sobre a mudança na Secretaria Municipal de Trânsito e disse que apesar do cargo de Secretário estar sendo ocupado interinamente, os acordos feitos com o Legislativo não podem parar, o vereador ainda destacou que a situação pode piorar em dezembro, quando a cidade recebe um grande número de motoristas de outras cidades. Para Marcus Teixeira o ideal seria a contratação de um engenheiro de trânsito que possa apresentar propostas de mudança. Outro assunto tratado por ele foi o programa “Minha Casa Minha Vida”, para o vereador a população precisa ser melhor orientada, para que seja contemplada, em grande número, no programa.

Rogéria Ferreira (PMDB) levou para a Tribuna a apresentação de dois Projetos de Lei elaborados por ela, o que institui no Município, a Campanha de Saúde Vocal do professor e o que obriga a fixação de cartazes anunciando que a violência contra a criança e adolescente é crime. Outro assunto tratado pela vereadora foi o atraso do Executivo nas respostas dos requerimentos encaminhados pelos vereadores, o que segundo ela, pode ser motivo para denúncia no Ministério Público, já que de acordo com o artigo 71 da Lei Orgânica, é infração político-administrativa e sujeita o Prefeito a julgamento e cassação do mandato pela Câmara, o desatendimento, sem motivo justo, às convocações ou aos pedidos de informações.

altPaulo Henrique Pereira Alves (PT) lembrou a urgência para os debates em torno do Estatuto dos Servidores, bem como sua apreciação em Plenário. Sobre o Projeto de Lei que Institui o Programa de Valorização do Pastel de Farinha de Milho, como ação de turismo cultural no Município, o vereador comentou a importância da aprovação. Outro assunto tratado por Paulo Henrique foi o resultado alcançado pelo censo do IBGE que apontou Pouso Alegre como uma das cidades do Sul de Minas que mais cresceu em números de habitantes, alcançando uma população de 126.836, o que para ele proporciona boas perspectivas para a cidade. O vereador ainda comentou sobre o ICMS turístico, um recurso que visa incentivar os municípios nas melhorias dos serviços e na conservação dos patrimônios histórico, cultural e ambiental.

Laércio Poteiro (PTB) também comentou sobre os prazos para as respostas dos requerimentos encaminhados ao Executivo, que de acordo com o artigo 69 da Lei Orgânica e com o artigo 138 do Regimento Interno é de 20 dias, não está sendo cumprido pelo Executivo, além disso, várias respostas deixam a desejar chegando incompletas ou distorcidas.

Hélio da Van (PT) falou sobre os resultados do Passeio Ciclístico que todos os anos contribui com as entidades carentes através da arrecadação e do repasse de alimentos. Sobre o Projeto de Lei que Institui o Programa de Valorização do Pastel de Farinha de Milho, como ação de turismo cultural no Município, o vereador lamentou a falta de reconhecimento do trabalho por parte da população e disse que o trabalho da administração deve ser reconhecido. Outro assunto tratado pelo vereador foi o atendimento na Farmácia Municipal, que para ele, está deixando a desejar.

Oliveira Altair (DEM) considerou o pastel de milho como uma cultura na cidade de Pouso Alegre e se apresentou favorável ao Projeto Lei que Institui o Programa de Valorização do Pastel de Farinha de Milho, como ação de turismo cultural no Município. Sobre o lixo urbano, disse que faltam lixeiras na cidade e cobrou uma atitude do Executivo. Oliveira Altair também cobrou responsabilidade da Administração nos serviços prestados e lembrou sobre a função fiscalizadora do Legislativo.

Fabrício Machado (PT) parabenizou o Secretário Municipal de Cultura, Rafael Huhm, bem como os pasteleiros pelo Projeto que Institui o Programa de Valorização do Pastel de Farinha de Milho. O parlamentar também comentou sobre o IPRAM e lembrou as parcerias e as funções do instituto, destacando os resultados já alcançados. Outro assunto tratado por Fabrício Machado foi o princípio de igualdade, para ele é preciso refletir sobre o tratamento das pessoas com deficiência.

ASCOM/ Karine Pagliarini





Publicado em: 10 de novembro de 2010

Publicado por: Câmara Municipal

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Câmara rejeita requerimento sobre informações do bairro São Judas Tadeu

30 de abril de 2025

Na sessão ordinária desta terça-feira (29), foi rejeitado o Requerimento Nº 53/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que solicitava informações detalhadas sobre o bairro São Judas Tadeu. O objetivo era compreender melhor as necessidades da região e subsidiar futuras ações do Legislativo.Vot...

Leia Mais



Sessão Itinerante no bairro Belo Horizonte é rejeitada

30 de abril de 2025

A Câmara Municipal rejeitou na sessão ordinária desta terça-feira (29), o Requerimento Nº 61/2025, apresentado pelo vereador Dr. Edson, para a realização de uma Sessão Itinerante no bairro Belo Horizonte, para promover o diálogo entre os parlamentares e a população local.Votaram a favor os veread...

Leia Mais



Sessão Itinerante no bairro Ferreiras é rejeitada

30 de abril de 2025

Foi rejeitada na sessão ordinária desta terça-feira (29), o Requerimento Nº 60/2025, de autoria do vereador Dr. Edson, que propunha uma Sessão Itinerante no bairro Ferreiras, com o objetivo de ouvir diretamente os moradores da região.Votaram a favor os vereadores Delegado Renato Gavião, Lívia Mac...

Leia Mais



Sessão Itinerante no bairro Cruz Alta é rejeitada

30 de abril de 2025

A Câmara Municipal rejeitou nesta terça-feira (29) o Requerimento Nº 55/2025, de autoria do vereador Dr. Edson, que propunha a realização de uma Sessão Itinerante no bairro Cruz Alta, no dia 10 de julho, às 19h30. A proposta visava ouvir de perto as demandas da comunidade local.Votaram a favor os...

Leia Mais



Câmara concede Insígnia Tiradentes a personalidades que se destacam na comunidade pouso-alegrense

25 de abril de 2025

Na noite de ontem, quinta-feira (24), o Plenário da Câmara Municipal de Pouso Alegre foi palco de uma cerimônia marcada pelo reconhecimento: a Sessão Especial de entrega da Insígnia Tiradentes. A honraria é concedida anualmente a cidadãos e instituições que se destacam pelo comprometimento com a...

Leia Mais



Câmara aprova criação do Programa de Atendimento ao Pé Diabético (PAPE)

23 de abril de 2025

Na sessão ordinária dessa terça-feira (22), a Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 8.008/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que institui o Programa de Atendimento ao Pé Diabético (PAPE) no município. A nova legislação tem como objetivo promover a p...

Leia Mais