Vereadores falam sobre a saúde em Pouso Alegre e abordam outros assuntos relevantes no município.
O morador do bairro São Geraldo, Floriano Gabriel de Souza, fez uso da tribuna livre durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Pouso Alegre, desta terça-feira (22), para falar do descaso com a saúde pública em seu bairro. De acordo com Souza, sua filha precisou de cuidados médicos e não pôde contar com a ajuda de um profissional no Pronto Atendimento do São Geraldo.
Ele aproveitou a oportunidade para pedir aos vereadores que fiscalizem as necessidades do município. “A gente tem que esperar o dia que tem médico no Pronto Atendimento para ficar doente. Está na hora de uma fiscalização, a saúde tem que vir em primeiro lugar”, disse.
O primeiro parlamentar a fazer uso da tribuna foi o Presidente da Casa, Moacir Franco (PTB), que enfatizou a posição de Pouso Alegre no cenário estadual e da importância do vereador perceber as necessidades municipais e trabalhar em prol da comunidade pouso-alegrense. Moacir Franco comentou também as reuniões realizadas na Câmara, no início da semana, visando o respeito entre os colegas, o Presidente e a Instituição Câmara.
Segundo o vereador Hélio da Van (PT) a falta de médico é um problema que vem de outras gestões. Hélio comentou também a atuação da Diretora do Canil Municipal, Lidiane, e pediu uma moção de aplauso por seu desempenho. O vereador questionou ainda o porquê do bairro São Geraldo não está incluído no itinerários dos circulares municipais.
O vereador Marcus Teixeira (PSB) enfatizou o fato da saúde ser um problema nacional e da necessidade dos governantes tratar a área da saúde com mais responsabilidade e planejamento. “Nosso município tem que arcar com as responsabilidades. Foram construídas estruturas para a saúde, porém, faltam equipamentos e profissionais”. Teixeira disse ainda que não se pode culpar os profissionais contratados pela precariedade na área da saúde.
O vereador Raphael Prado (DEM) informou que foi até a empresa de transporte urbano para se informar dos motivos do aumento da tarifa. “Fui informado de que existe um reajuste anual, o valor do vale refeição foi aumentado, idosos, cadeirante com acompanhante e fiscais municipais não pagam passagem. Ônibus são fornecidos para o transporte gratuito ao orfanato, pró-menor e Coade”, afirmou.
De acordo com o vereador Frederico Coutinho (PSB) é preciso preservar os símbolos municipais e por isso o parlamentar está estudando viabilidades legais para reimplantar o sino da Catedral que é uma tradição na cidade. Frederico solicitou ao Presidente da Casa que seja realizada uma Audiência Pública para debater a burocracia implantada no municio na liberação da guia do Imposto de Transmissão de Bens e Imóveis (ITBI).
Os trabalhos da Escola do Legislativo Professor Rômulo Coelho foram parabenizados pelo vereador Paulo Henrique Pereira Alves (PT). Sobre a saúde municipal o vereador disse que tem acompanho os esforços do atual secretário de Saúde em amenizar os problemas relativos à pasta. “Foi feita licitação para contratação de dez profissionais para saúde, porém seis vagas não foram preenchidas”, disse. Paulo Henrique solicitou ao Presidente da Casa, uma sessão solene em homenagem ao Irmão Rino Questa pelos relevantes serviços prestados na área educacional no município.
A situação do Posto de Saúde do bairro Esplanada foi citada pela vereadora Rogéria Ferreira (PMDB), que afirmou que a saúde do município está sendo mal administrada. De acordo com Rogéria, após solicitar várias melhorias para o Posto, em visita ao local esta semana, pôde constatar que nada foi feito. “Falta água sanitária para desinfecção do local, receituários e materiais básicos para atendimento hospitalar”, enfatizou.
O atendimento do Hospital Regional Samuel Libânio foi elogiado pelo vereador Oliveira Altair (DEM). “A demanda é grande, pois o Hospital atende Pouso Alegre e região, é difícil esperar, mas depois quando entramos no Regional somos bem atendidos”, afirmou Oliveira. Para ele ocorre muita politicagem na pasta da Saúde, o que dificulta o andamento dos trabalhos. Oliveira lembrou que a saúde pública não está relacionada apenas com hospitais e prontos atendimentos, mas também com os cuidados ambientais.
A atuação da secretária de Educação foi citada pela vereadora Dulcinéia Costa (PV). De acordo com o Dulcinéia é notável os esforços realizados pela secretária em busca de melhorar o setor. “A secretaria deu início às reformas e manutenção das escolas, construção do campo e pista no bairro Árvore Grande e da quadra da Escola do Faisqueira. Foi empenhado 40% dos recursos do Governo Federal para construção de duas creches e foram aprovadas a construção de mais quatro creches no município”, afirmou Dulcinéia.
O vereador Laércio Poteiro (PTB) cobrou placas de identificação no Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Sapucaí (Cisamesp) e pediu a volta dos contentores de lixo às ruas do município. Para Laércio a coleta de lixo em Pouso Alegre é precária, ele solicitou que a Administração Pública elabore campanha que incentive a reciclagem. O vereador voltou a citar as emendas ao orçamento municipal, de sua autoria, que contemplavam o bairro Vale das Andorinhas, a Zona Rural e a Maria Fumaça.
O trabalho do Instituto Paulo Roberto Faria de Inclusão Social (IPRAM) foi enfatizado pelo vereador Fabrício Machado (PT), que lembrou do papel do Ipram em inserir as pessoas portadores de deficiência física na sociedade. “Está semana o Ipram conseguiu empregar uma portadora de deficiência em uma Empresa instalada em Pouso Alegre”. Fabrício Machado comentou também a doação de cadeiras de rodas para pessoas cadastradas no programa, mediante laudos médicos e estudo sócio econômico.
ASCOM/ Leidiana Palma
Publicado em: 23 de fevereiro de 2011
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Na sessão ordinária desta terça-feira (29), foi rejeitado o Requerimento Nº 53/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que solicitava informações detalhadas sobre o bairro São Judas Tadeu. O objetivo era compreender melhor as necessidades da região e subsidiar futuras ações do Legislativo.Vot...
A Câmara Municipal rejeitou na sessão ordinária desta terça-feira (29), o Requerimento Nº 61/2025, apresentado pelo vereador Dr. Edson, para a realização de uma Sessão Itinerante no bairro Belo Horizonte, para promover o diálogo entre os parlamentares e a população local.Votaram a favor os veread...
Foi rejeitada na sessão ordinária desta terça-feira (29), o Requerimento Nº 60/2025, de autoria do vereador Dr. Edson, que propunha uma Sessão Itinerante no bairro Ferreiras, com o objetivo de ouvir diretamente os moradores da região.Votaram a favor os vereadores Delegado Renato Gavião, Lívia Mac...
A Câmara Municipal rejeitou nesta terça-feira (29) o Requerimento Nº 55/2025, de autoria do vereador Dr. Edson, que propunha a realização de uma Sessão Itinerante no bairro Cruz Alta, no dia 10 de julho, às 19h30. A proposta visava ouvir de perto as demandas da comunidade local.Votaram a favor os...
Na noite de ontem, quinta-feira (24), o Plenário da Câmara Municipal de Pouso Alegre foi palco de uma cerimônia marcada pelo reconhecimento: a Sessão Especial de entrega da Insígnia Tiradentes. A honraria é concedida anualmente a cidadãos e instituições que se destacam pelo comprometimento com a...
Na sessão ordinária dessa terça-feira (22), a Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 8.008/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que institui o Programa de Atendimento ao Pé Diabético (PAPE) no município. A nova legislação tem como objetivo promover a p...