Notícias



Matéria veiculada em TV é tema na tribuna da Câmara



Empresa responsável pelos radares de Pouso Alegre está entre as apontadas, em reportagem de TV nacional, por fraude na licitação.

O principal assunto debatido pelos vereadores de Pouso Alegre, durante sessão ordinária desaltta quinta-feira (17), foi a matéria veiculada no Fantástico, 13 de março, sobre a “máfia das multas e radares”. De acordo com a reportagem a indústria das multas fatura R$ 2 bilhões por ano no Brasil. A empresa responsável pela instalação dos radares em Pouso Alegre está entre as apontadas, pela reportagem, por fraude na licitação.

O primeiro vereador a fazer uso da tribuna, Raphael Prado (DEM), ele afirmou que embora, sempre foi contrário aos radares no município, não acredita que o conteúdo vinculado na matéria seja condizente com a realidade de Pouso Alegre.

Trechos da reportagem sobre as multas foram passados durante a fala do vereador Frederico Coutinho (PSB). Fred Coutinho e enfatizou o fato da empresa contrata por Pouso Alegre fornecer edital pronto para algumas prefeituras. “Por que não abrir uma CPI para averiguar uma empresa que trabalha ilegalmente?”, questionou.

Para o vereador Paulo Henrique Pereira Alves (PT) a implantação dos radares no município foi uma tentativa de educar os motoristas em respeito às leis de trânsito, visando diminuir os acidentes. Paulo Henrique disse que é preciso averiguar os fatos e que não se pode generalizar.

Aalt vereadora Rogéria Ferreira (PMDB) lembrou que faz parte do trabalho do vereador fiscalizar a Administração Pública do município e com a suspensão da CEI o vereador fica impossibilitado de exercer a principal atividade parlamentar. Ela disse ainda que como relatora da CEI irá aguardar a decisão judicial para se manifestar.

De acordo com o vereador Oliveira Altair (DEM) o Prefeito assumiu diante dos vereadores que iria avaliar as multas e retirá-las, em caso de irregularidade. O vereador afirmou que com a repercussão na mídia espera que o Executivo tome providências sobre o caso.

Sobre os radares, a vereadora Dulcinéia Costa (PV) disse que os vereadores terão várias oportunidades de debater o assunto e esclarecer às dúvidas da população de Pouso Alegre. Para Dulcinéia, antes de fazer colocações sobre o assunto é preciso analisar, estudar e ter respeito pela população.

Foram apresentadas fotos do trânsito municipal durante o pronunciamento do vereador Laércio Poteiro (PTB). O vereador lembrou que havia suspeita de irregularidade na contratação da empresa responsável pelos radares, antes da reportagem ir ao ar no último domingo. Laércio ressaltou que é preciso fiscalizar os atos públicos.

Para o vereador Fabrício Machado (PT) é importante a realização de uma Audiência Pública para debater o assunto e mostrar a população que os problemas abordados na reportagem não fazem parte do contrato firmado entre o município e a empresa fornecedora de radares.

Sobre a suposta irregularidade na contratação da empresa fornecedora de radares, o Presidente da Câmara, Moacir Franco (PTB), disse que Pouso Alegre tem passado por dificuldades administrativas e para que o Executivo caminhe, é preciso pessoa capacitadas à frente da Administração.alt

O vereador Hélio da Van (PT) disse que confia no secretário municipal de Trânsito e que estão sendo feitas mudanças positivas nesta pasta. Para Hélio, mais importante do que apontar possíveis falhas da secretaria de trânsito averiguar às mudanças que estão sendo feitas.

O vereador Marcus Teixeira (PSB) afirmou que na contratação da empresa responsável pelos radares não tinha projeto básico aprovado pelas autoridades competentes. Teixeira questionou o por que do Executivo não ter tomado providências sobre o assunto antes da matéria ser veiculada na TV, quando alguns parlamentares alertaram sobre possíveis irregularidades.

ASCOM/ Leidiana Palma





Publicado em: 18 de março de 2011

Publicado por: Câmara Municipal

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Câmara rejeita requerimento sobre informações do bairro São Judas Tadeu

30 de abril de 2025

Na sessão ordinária desta terça-feira (29), foi rejeitado o Requerimento Nº 53/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que solicitava informações detalhadas sobre o bairro São Judas Tadeu. O objetivo era compreender melhor as necessidades da região e subsidiar futuras ações do Legislativo.Vot...

Leia Mais



Sessão Itinerante no bairro Belo Horizonte é rejeitada

30 de abril de 2025

A Câmara Municipal rejeitou na sessão ordinária desta terça-feira (29), o Requerimento Nº 61/2025, apresentado pelo vereador Dr. Edson, para a realização de uma Sessão Itinerante no bairro Belo Horizonte, para promover o diálogo entre os parlamentares e a população local.Votaram a favor os veread...

Leia Mais



Sessão Itinerante no bairro Ferreiras é rejeitada

30 de abril de 2025

Foi rejeitada na sessão ordinária desta terça-feira (29), o Requerimento Nº 60/2025, de autoria do vereador Dr. Edson, que propunha uma Sessão Itinerante no bairro Ferreiras, com o objetivo de ouvir diretamente os moradores da região.Votaram a favor os vereadores Delegado Renato Gavião, Lívia Mac...

Leia Mais



Sessão Itinerante no bairro Cruz Alta é rejeitada

30 de abril de 2025

A Câmara Municipal rejeitou nesta terça-feira (29) o Requerimento Nº 55/2025, de autoria do vereador Dr. Edson, que propunha a realização de uma Sessão Itinerante no bairro Cruz Alta, no dia 10 de julho, às 19h30. A proposta visava ouvir de perto as demandas da comunidade local.Votaram a favor os...

Leia Mais



Câmara concede Insígnia Tiradentes a personalidades que se destacam na comunidade pouso-alegrense

25 de abril de 2025

Na noite de ontem, quinta-feira (24), o Plenário da Câmara Municipal de Pouso Alegre foi palco de uma cerimônia marcada pelo reconhecimento: a Sessão Especial de entrega da Insígnia Tiradentes. A honraria é concedida anualmente a cidadãos e instituições que se destacam pelo comprometimento com a...

Leia Mais



Câmara aprova criação do Programa de Atendimento ao Pé Diabético (PAPE)

23 de abril de 2025

Na sessão ordinária dessa terça-feira (22), a Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 8.008/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que institui o Programa de Atendimento ao Pé Diabético (PAPE) no município. A nova legislação tem como objetivo promover a p...

Leia Mais