Notícias



Reforma do Mandu é debatida por vereadores



O principal ponto abordado pelos vereadores foi a utilização do local para realização de shows no município.

Os parlamentares de Pouso Alegre comentaram durante o uso da tribuna, altna sessão ordinária desta terça-feira (29), sobre a reforma feita no Estádio Municipal da cidade, Mandu. O principal ponto abordado pelos vereadores foi a utilização do local para realização de shows no município. Para alguns vereadores é importante a realização desses eventos para cultura e econômica da cidade, para outros o estádio deve ser destinado apenas para prática de esporte. Outro assunto debatido durante os pronunciamentos foi o combate à proliferação do mosquito da dengue, Aedes Aegypti.

O primeiro vereador a fazer uso da tribuna, foi Paulo Henrique Pereira Alves (PT), ele disse que é preciso que a Administração Pública, com o auxílio da Câmara, de entidades e da população, declare guerra à dengue. De acordo com o vereador só é possível combater a proliferação do mosquito da dengue, através de campanhas informativas que conscientizem às famílias a não deixar água acumuladas em recipientes e ter cuidados com o lixo doméstico.

O vereador Paulo Henrique informou que o número de caso de dengue no município tem aumentado nos últimos anos. Visando combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, o parlamentar irá apresentar à Câmara Municipal um projeto de lei.

O vereador Oliveira Altair (DEM) se manifestou sobre a reforma do Estádio Municipal. Ele informou que, embora o estádio tenha acabado de ser reformado, já foi marcado um show para acontecer no próximo mês. “A reforma do campo de futebol tem que abrir portas ao esporte e não aos shows”, disse.alt

Oliveira voltou a pedir que a Administração Pública tome providência em relação ao esgoto a céu aberto no bairro São Geraldo e afirmou que esse tipo de obra é de baixo investimento para o Executivo. O vereador questionou ainda os alugueis pagos pelo Executivo pelos automóveis que estão parados na garagem da Prefeitura.

De acordo com a vereadora Dulcinéia Costa (PV) a Prefeitura conseguiu recursos para construção de mais quatros creches no município e da quadra de esporte no bairro Faisqueira. Ela disse que esta gestão tem como objetivo atender o maior número de crianças através das creches. Para Dulcinéia, ao subir na tribuna o vereador deve falar tanto das necessidades dos bairros quanto do que já foi feito pelo município.

A vereadora informou ainda que as obras de saneamento básico são de responsabilidade da Copasa e não da Prefeitura. Dulcinéia voltou a cobrar que o Estatuto do Servidor seja colocado para apreciação o mais rápido possível.

Segundo o vereador Laércio Poteiro (PTB), em 2010 ele enviou um requerimento ao Executivo, por meio do qual foi informado que as dívidas do município foram indeferidas para o pagamento do precatório de 2011 e que os recursos que seriam destinados ao Estádio Municipal, não serão mais aplicados. “A manutenção do Estádio deve ser feita para que campeonatos possam ser disputados em nosso município. Pouso Alegre não tem lugar apropriado para realização de show e levam os eventos para o Estádio, acabando com o gramado do Mandu”, afirmou.

O tema da Campanha da Fraternidade 2011, “Fraternidade e a vida no Planeta”, que será voltado para o meio ambiente, foi lembrado pelo Presidente da casa, Moacir Franco (PTB). De acordo com Moacir Franco, o meio ambiente acabou sendo desrespeitando em Pouso Alegre devido ao desenvolvimento urbano e crescimento desordenado do município.alt

Moacir Franco lembrou que a quantidade de rios na região faz com que a enchente seja uma constante e disse que é importante a construção das avenidas Diques. “O projeto das Avenidas Dique deve ser levado adiante, pois além de diminuir as enchentes irá desafogar o tráfego de veículos no centro da cidade e dará oportunidade da construção de um novo centro econômico no município”, disse.

Durante sua fala, o vereador Hélio da Van (PT) apresentou várias fotos do Estádio Mandu antes e após os eventos realizados no local, e fotos do Estádio após a reforma. Para ao vereador, os organizadores dos eventos deveriam ser obrigados a proteger o gramado antes da realização dos shows, como é feito nos grandes Estádios.

De acordo com o vereador Raphael Prado (DEM), ele sempre apoiou quem dá suporte ao esporte no município e disse que é contra estragar o gramado do Estádio Mandu, porém o parlamentar não deve reivindicar melhorias apenas para área do esporte e também pela cultura e lazer. “É preciso pensar em alguma maneira de ajudar o esporte sem prejudicar a cultura”, afirmou.

Para Raphael Prado é preciso aprofundar a questão do esporte junto ao governo Estadual, cobrando dos representantes já que a receita do município não suporta todas as melhorias necessárias para o setor em Pouso Alegre. O vereador informou ainda que um professor da rede pública ligou em seu gabinete dizendo que não tinha bola de vôlei para realizar sua aula.

Para o vereador Frederico Coutinho (PSB) as drogas são um problema de saúde pública e a sociedade deve contar com a ajuda do Legislativo e do Executivo no combate às drogas. Fred lembrou do projeto de sua autoria que obriga os estabelecimentos a fixarem cartazes alertando sobre os problemas causados pelo uso de entorpecentes.

Sobre o caso dos radares o vereador informou que durante o processo licitatório, uma empresa que participava de licitação pediu a impugnação do edital, o que não foi aceito nem documentado pela equipe de licitação.

Outros assuntos na tribuna

A pequena participação dos proaltfessores na Assembleia do Sindicato da categoria, Sipromag, foi abordada pela vereadora Rogéria Ferreira (PMDB). Para ela os professores devem participar das reuniões para reivindicar seus direitos, como a data base. A vereadora informou que solicitou à secretaria Regional de Saúde que averigúe o destino dos automóveis da secretaria de Saúde de Pouso Alegre.

De acordo com Rogéria, ela recebeu várias reclamações de pessoas insatisfeitas com o veto do Executivo ao Projeto de Lei nº 6800/11, de sua autoria, que determina que a rede pública municipal de saúde tenha prazo estipulado para atendimento ao idoso. Rogéria informou ainda que independente das posições dos parlamentares, o Estatuto do Servidor será colocado para apreciação na próxima semana conforme prometido pelo Presidente da Casa.

O vereador Fabrício Machado (PT) parabenizou o Executivo pela iniciativa do programa de doação de cadeiras de rodas às pessoas portadoras de deficiência e comprovadamente de baixa renda familiar. Fabrício disse que o Instituto Paulo Roberto Faria de Inclusão Social (Ipram), instituição sem fins lucrativos, já empregou mais de 20 pessoas em menos de um ano da criação do Instituto.

De acordo com Fabrício, as leis que tratam das pessoas com deficiência, precisam de apelo popular para que sejam cumpridas. Ele lembrou ainda que o primeiro time de basquete do sul de Minas é uma iniciativa do Ipram, lembrou o vereador Fabrício.

ASCOM/ Leidiana Palma





Publicado em: 30 de março de 2011

Publicado por: Câmara Municipal

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Câmara rejeita requerimento sobre informações do bairro São Judas Tadeu

30 de abril de 2025

Na sessão ordinária desta terça-feira (29), foi rejeitado o Requerimento Nº 53/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que solicitava informações detalhadas sobre o bairro São Judas Tadeu. O objetivo era compreender melhor as necessidades da região e subsidiar futuras ações do Legislativo.Vot...

Leia Mais



Sessão Itinerante no bairro Belo Horizonte é rejeitada

30 de abril de 2025

A Câmara Municipal rejeitou na sessão ordinária desta terça-feira (29), o Requerimento Nº 61/2025, apresentado pelo vereador Dr. Edson, para a realização de uma Sessão Itinerante no bairro Belo Horizonte, para promover o diálogo entre os parlamentares e a população local.Votaram a favor os veread...

Leia Mais



Sessão Itinerante no bairro Ferreiras é rejeitada

30 de abril de 2025

Foi rejeitada na sessão ordinária desta terça-feira (29), o Requerimento Nº 60/2025, de autoria do vereador Dr. Edson, que propunha uma Sessão Itinerante no bairro Ferreiras, com o objetivo de ouvir diretamente os moradores da região.Votaram a favor os vereadores Delegado Renato Gavião, Lívia Mac...

Leia Mais



Sessão Itinerante no bairro Cruz Alta é rejeitada

30 de abril de 2025

A Câmara Municipal rejeitou nesta terça-feira (29) o Requerimento Nº 55/2025, de autoria do vereador Dr. Edson, que propunha a realização de uma Sessão Itinerante no bairro Cruz Alta, no dia 10 de julho, às 19h30. A proposta visava ouvir de perto as demandas da comunidade local.Votaram a favor os...

Leia Mais



Câmara concede Insígnia Tiradentes a personalidades que se destacam na comunidade pouso-alegrense

25 de abril de 2025

Na noite de ontem, quinta-feira (24), o Plenário da Câmara Municipal de Pouso Alegre foi palco de uma cerimônia marcada pelo reconhecimento: a Sessão Especial de entrega da Insígnia Tiradentes. A honraria é concedida anualmente a cidadãos e instituições que se destacam pelo comprometimento com a...

Leia Mais



Câmara aprova criação do Programa de Atendimento ao Pé Diabético (PAPE)

23 de abril de 2025

Na sessão ordinária dessa terça-feira (22), a Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 8.008/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que institui o Programa de Atendimento ao Pé Diabético (PAPE) no município. A nova legislação tem como objetivo promover a p...

Leia Mais