Notícias



Câmara recebe representantes do esporte e da cultura para debater o uso do Mandu



Comissão de Administração Pública de Pouso Alegre realiza Audiência para debater a realização de eventos no Estádio do Mandu.

A Audiência Pública realizada na última quarta-feira (13) para debater o uso do Estádio do Mandu contou coAudincia_Pblica_Mandu_2m grande participação de representantes do esporte e da cultura no município. A Audiência Foi realizada pela Comissão de Administração Pública da Câmara Municipal de Pouso Alegre.

Foram debatidas, durante a reunião, formas de incentivar tanto o esporte quanto a cultura no município, já que ambos os setores geram entretenimento para a população. Outro ponto abordado foi a regulamentação do uso do estádio e a possível construção de um espaço para que possam ser realizados os shows e eventos.

Os representantes do esporte afirmaram que não são contra a realização de eventos desde que sejam seguidas normas de preservação do Estádio e de que a verba paga pelo aluguel do Mandu seja destinada à secretaria de Esporte para compra de materiais esportivos e manutenção do Estádio.

Para os representantes da cultura, ambos os eventos tem importante papel social e devem se unir por uma causa maior que é o município de Pouso Alegre. Para eles os eventos aumentam a economia da cidade e fazem com que o município cresça.

De acordo Secretário de Esporte, João Batista, há vários projetos em andamento para incentivo ao esporte. Ele disse que não é contra os eventos, desde que o recurso do aluguel seja revertido para o Estádio e que sejam tomadas as medidas necessárias para que não danifique o gramado e a sua estrutura. Assim, para o secretário, o Estádio poderá atender os dois segmentos.

O secretário de Cultura, Rafael Hunh, disse que nos grandes estádios do Brasil acontecem eventos e citou o Morumbi como eAudincia_Pblica_Mandu_4xemplo. Para o secretário, o esporte e a cultura são parceiros e é preciso garantir investimentos para os dois setores através de um diálogo harmonioso. De acordo com o secretário algumas cidades sofrem com os calotes de empresários de fora, por isso, para ele é preciso incentivar os organizadores de eventos do município.

Um dos organizadores de eventos, José Clévio, disse que durante muitos anos participou do esporte de Pouso Alegre e como realizador de eventos é a favor que sejam criadas as normas de segurança e que seja revertido o valor do aluguel em melhorias para o Estádio e material esportivo. Ele disse que é a favor de preservar o Mandu e crê na possibilidade dos dois setores caminharem juntos.

De acordo com Presidente do Guarani de Pouso Alegre, José Tadeu, o estádio fica devastado após os eventos. Ele afirmou que é grande a arrecadação dos shows e que o valor do aluguel não cobre as despesas com os danos. Tadeu afirmou não ser é contra shows em Pouso Alegre, é sim contrário a forma que estão sendo realizados. Para Tadeu a cidade perde de receber grandes jogos por conta da má infraestrutura do estádio.

O vereador Raphael Prado (DEM) apresentou um vídeo com uma entrevista com o secretário de Esporte de Poços de Caldas, gravada nesta quarta-feira (13), durante a visita do vereador à cidade. Prado disse que trouxe contratos que falam das normas para realização de eventos no estádio de Poços e que há vários exemplos a serem seguidos na secretaria de Esporte desta cidade.

Para o vereador Paulo Henrique Pereira Alves (PT) a realização da Audiência é importante pois amadurece a discussão junto aos órgão privados e estatais. Ele disse ainda que a demanda de investimento para as duas áreas é grande e deve ser discutido como aumentar a arrecadação do município para que possa ser investido nessas áreas.

O vereador Hélio da Van (PT) questionou aos organizadores dos eventos a possibilidade de alugar outro local para abrigar os shows, que não seja o estádio, tendo em que vista que é preciso pagar geradores de energia entre outras despesas. Sobre a arquibancada não suportar os torcedores, o vereador disse que esse fato não condiz com a realidade.

Laércio Poteiro (PTB) disse que não é contra os shows, mas que eles devem ser realizados de forma que Audincia_Pblica_Mandu_5não danifique o estádio. Ele ressaltou que é preciso que ambos os setores se reúnam com o Executivo em busca de uma solução, como a elaboração de um projeto que regulamente o uso do Estádio para realização de eventos.

A vereadora Rogéria Ferreira (PMBD) disse que falta entendimento para chegar a um acordo comum e que essa Audiência é importante pra que se possa ouvir os dois lado. Para Rogéria, Pouso Alegre precisa urgentemente de um espaço adequado para eventos, já que a população precisa de entretenimento. “Falta boa vontade da Administração”, afirmou.

De acordo com a vereadora Dulcinéia Costa (PV) os dois lados devem ser defendidos e incentivados pelo Poder Público, vereadores, população e representantes de ambos segmentos. Outro ponto citado por Dulcinéia, foi a necessidade de um estudo técnico para avaliar as devidas providências a serem tomadas em relação ao uso do Estádio tanto para shows quanto para jogos.

O vereador Fabrício Machado (PT) afirmou que não existe discórdia entre as duas secretarias e sim motivação política. Fabrício disse que é a favor tanto da realização de eventos quanto da regulamentação do uso do Mandu. Para o vereador é preciso promover a união dos esportistas em prol da fomentação do esporte no município.

O vereador Moacir Franco (PTB) disse que lamenta que o estádio do Mandu, embora seja o terceiro do estado de Minas Gerais, esteja abandonado sem condições de receber jogos de primeira divisão. O vereador elogiou a postura do secretário de Esporte deAudincia_Pblica_Mandu_6_copy Poços de Caldas, apresentada através de um vídeo durante a Audiência.

De acordo com o Presidente da Comissão, Oliveira Altair (DEM) é preciso a união dos dois segmentos. Ele afirmou que os vereadores irão estudar um projeto que atenda os procedimentos legais para que os eventos possam ser realizados no município. O vereador comentou ainda que é inadmissível fechar uma via pública para realizar de uma micareta.

Ao final da reunião ficou acordado que a Administração Pública irá apresentar um projeto de lei para viabilizar a realização de eventos no Estádio do Mandu, através de regulamentação e normas de uso.

Participaram da Audiência o Presidente da Casa, vereador Moacir Franco, os vereadores Dulcinéia Costa, Fabrício Machado, Hélio da Van, Laércio Poteiro, Oliveira Altair, Paulo Henrique Pereira Alves, Raphael Prado e Rogéria Ferreira .

A reunião contou também com a presença do secretário de Esporte, João Batista, secretário de cultura, Rafael Hunh, Presidente da Comissão Municipal de Esporte, Antônio Walter, os representantes dos eventos Alexandre Asbar e José Clévio e o jornalista esportivo, Carlos Manoel.

ASCOM/Leidiana Palma





Publicado em: 14 de abril de 2011

Publicado por: Câmara Municipal

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Câmara rejeita requerimento sobre informações do bairro São Judas Tadeu

30 de abril de 2025

Na sessão ordinária desta terça-feira (29), foi rejeitado o Requerimento Nº 53/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que solicitava informações detalhadas sobre o bairro São Judas Tadeu. O objetivo era compreender melhor as necessidades da região e subsidiar futuras ações do Legislativo.Vot...

Leia Mais



Sessão Itinerante no bairro Belo Horizonte é rejeitada

30 de abril de 2025

A Câmara Municipal rejeitou na sessão ordinária desta terça-feira (29), o Requerimento Nº 61/2025, apresentado pelo vereador Dr. Edson, para a realização de uma Sessão Itinerante no bairro Belo Horizonte, para promover o diálogo entre os parlamentares e a população local.Votaram a favor os veread...

Leia Mais



Sessão Itinerante no bairro Ferreiras é rejeitada

30 de abril de 2025

Foi rejeitada na sessão ordinária desta terça-feira (29), o Requerimento Nº 60/2025, de autoria do vereador Dr. Edson, que propunha uma Sessão Itinerante no bairro Ferreiras, com o objetivo de ouvir diretamente os moradores da região.Votaram a favor os vereadores Delegado Renato Gavião, Lívia Mac...

Leia Mais



Sessão Itinerante no bairro Cruz Alta é rejeitada

30 de abril de 2025

A Câmara Municipal rejeitou nesta terça-feira (29) o Requerimento Nº 55/2025, de autoria do vereador Dr. Edson, que propunha a realização de uma Sessão Itinerante no bairro Cruz Alta, no dia 10 de julho, às 19h30. A proposta visava ouvir de perto as demandas da comunidade local.Votaram a favor os...

Leia Mais



Câmara concede Insígnia Tiradentes a personalidades que se destacam na comunidade pouso-alegrense

25 de abril de 2025

Na noite de ontem, quinta-feira (24), o Plenário da Câmara Municipal de Pouso Alegre foi palco de uma cerimônia marcada pelo reconhecimento: a Sessão Especial de entrega da Insígnia Tiradentes. A honraria é concedida anualmente a cidadãos e instituições que se destacam pelo comprometimento com a...

Leia Mais



Câmara aprova criação do Programa de Atendimento ao Pé Diabético (PAPE)

23 de abril de 2025

Na sessão ordinária dessa terça-feira (22), a Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 8.008/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que institui o Programa de Atendimento ao Pé Diabético (PAPE) no município. A nova legislação tem como objetivo promover a p...

Leia Mais