Notícias



Casal será homenageado com nomes em ruas no Alto dos Ypiranga


Visualize fotos

De autoria do vereador Ely da Autopeças, a Câmara de Pouso Alegre aprovou nesta terça (07) dois projetos que referem-se a logradouros públicos que pretendem homenagear o casal Otília e Lázaro.

LÁZARO DE OLIVEIRA e  OTÍLIA PEREIRA DE OLIVEIRA, darão nomes para duas ruas no bairro Alto dos Ypiranga.

Na pequena comunidade do Itaim, em 1933, nasceu Lázaro de Oliveira. De origem simples, foi o mais novo de 5 irmãos.

Entre travessuras e futebol, desde muito criança iniciou o trabalho duro da terra para ajudar a família.

Depois de adulto foi jogar futebol em Bragança, no Bragantino, sempre com a camisa 10. Deixou este clube aos 21 anos quando se casou com Otília e juntos construíram uma família de 9 filhos.

Com muitas dificuldades, mas sempre com esperança e muito trabalho, foram conquistando e concluindo os seus projetos, através primeiramente da agricultura e depois com o comércio de animais e diversos outros produtos típicos da região.

Os produtos eram coletados e juntamente com linguiças que a esposa Tila fabricava, eram transportados de carona num caminhão de um amigo, para São Paulo, onde eram vendidos ou trocados.

Conseguiram com esta atividade juntar dinheiro para construir a sua primeira casa, no bairro rural Fazenda Grande.
 
Na década de 60, despertava o interesse político. Apoiou causas de interesse local e neste caminho conheceu o Dr. Simão Pedro Toledo. Conseguia ver as coisas além de muitos e possuía uma grande força de vontade.

Sempre com o apoio de sua companheira, enfrentava todos os obstáculos com determinação e bravura e com grande devoção a Deus e Nossa Senhora Aparecida.

Conseguiram construir uma base familiar sólida.  A educação dos filhos foi sempre baseada na honestidade e boa conduta.

Em 1971 comprou um terreno e construiu uma casa em Pouso Alegre para que os filhos pudessem continuar os estudos e trabalhar com mais facilidade.

Em 1974, fundou com o seu amigo e colega Noé o ponto de táxi da Av. Garcia Coutinho e trabalhou como taxista durante 35 anos. Nesta jornada de táxi, conheceu muita gente e construiu muitas amizades.  Serviu não somente de motorista, mas também como conselheiro e ombro amigo para tantos que ao sentar naquele banco também deixava um desabafo, uma história ou uma alegria. Numa destas, até um parto foi necessário dentro daquele carro.

Sua esposa, Otília, nasceu em 1935, no bairro rural Fazenda Grande, filha de agricultores e comerciantes da região, desde muito cedo, afincou-se no trabalho duro da terra e cuidados da casa, devido a prematura perda de sua mãe.

Dedicou toda sua vida à família, doando um amor que daquele coração bondoso, nunca se esquecia de ninguém, mesmo aqueles que não faziam parte do seu seio familiar. Fossem eles vizinhos, amigos ou desconhecidos.

Dona de um sorriso sincero e um olhar meigo encarava a vida e seus obstáculos com muita fé.  Estava sempre pronta a ajudar e dar bons conselhos seja a quem fosse. Tinha a força e coragem de um verdadeiro guerreiro e mesmo com idade avançada, enfrentava tudo que fosse necessário.  Divertida e crente a Deus vivia com a nobreza do simples e a humildade bordava sua alma.

Lutou com bravura contra um câncer que tirou-lhe tanto, mas nunca tirou a sua fé.  Seu legado de perseverança e amor, dever cristão e coragem foi cumprido por uma vida de 88 anos.

Com o falecimento de Otília, a força do corpo de Lázaro que já era pouca agravou-se por conta da tristeza. No dia do falecimento da sua alma gêmea, faleceu também aquele sorriso.  Os seus lindos olhos azuis ficaram cinzentos e sem horizonte. Aos 90 anos, logo 2 meses após o falecimento do seu amor, lá foi ele encontrar-se com ela.





Publicado em: 08 de maio de 2024

Publicado por: Ascom/ Karine Pagliarini

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Câmara rejeita requerimento sobre informações do bairro São Judas Tadeu

30 de abril de 2025

Na sessão ordinária desta terça-feira (29), foi rejeitado o Requerimento Nº 53/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que solicitava informações detalhadas sobre o bairro São Judas Tadeu. O objetivo era compreender melhor as necessidades da região e subsidiar futuras ações do Legislativo.Vot...

Leia Mais



Sessão Itinerante no bairro Belo Horizonte é rejeitada

30 de abril de 2025

A Câmara Municipal rejeitou na sessão ordinária desta terça-feira (29), o Requerimento Nº 61/2025, apresentado pelo vereador Dr. Edson, para a realização de uma Sessão Itinerante no bairro Belo Horizonte, para promover o diálogo entre os parlamentares e a população local.Votaram a favor os veread...

Leia Mais



Sessão Itinerante no bairro Ferreiras é rejeitada

30 de abril de 2025

Foi rejeitada na sessão ordinária desta terça-feira (29), o Requerimento Nº 60/2025, de autoria do vereador Dr. Edson, que propunha uma Sessão Itinerante no bairro Ferreiras, com o objetivo de ouvir diretamente os moradores da região.Votaram a favor os vereadores Delegado Renato Gavião, Lívia Mac...

Leia Mais



Sessão Itinerante no bairro Cruz Alta é rejeitada

30 de abril de 2025

A Câmara Municipal rejeitou nesta terça-feira (29) o Requerimento Nº 55/2025, de autoria do vereador Dr. Edson, que propunha a realização de uma Sessão Itinerante no bairro Cruz Alta, no dia 10 de julho, às 19h30. A proposta visava ouvir de perto as demandas da comunidade local.Votaram a favor os...

Leia Mais



Câmara concede Insígnia Tiradentes a personalidades que se destacam na comunidade pouso-alegrense

25 de abril de 2025

Na noite de ontem, quinta-feira (24), o Plenário da Câmara Municipal de Pouso Alegre foi palco de uma cerimônia marcada pelo reconhecimento: a Sessão Especial de entrega da Insígnia Tiradentes. A honraria é concedida anualmente a cidadãos e instituições que se destacam pelo comprometimento com a...

Leia Mais



Câmara aprova criação do Programa de Atendimento ao Pé Diabético (PAPE)

23 de abril de 2025

Na sessão ordinária dessa terça-feira (22), a Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 8.008/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que institui o Programa de Atendimento ao Pé Diabético (PAPE) no município. A nova legislação tem como objetivo promover a p...

Leia Mais