Notícias



Câmara aprova criação de cargos de agente de trânsito



Após ser reprovado pelo Plenário, o Projeto de Lei nº 336/11 voltou à Casa através de ofício assinado pelos vereadores de Pouso Alegre.

O Projeto de Lei nº 336/11 foi aprovado por nove votos em segunda votação. A matéria recebeu duas emendas: a primeira, de autoria do vereador Frederico Coutinho (PSB) foi aprovada por 10 votos e acrescenta parágrafo único ao art. 2º, determinando o recrutamento dos agentes por meio de concurso público.

sesso_28-06_2Já a segunda emenda, de autoria do vereador Laércio Machado (PTB), foi aprovada por nove votos e modifica a redação do caput dos artigos 1º e 2º e acrescenta artigo 3º e parágrafo único ao projeto. O objetivo é a melhoria do texto da matéria que cria cargos e vagas de agente de trânsito a fim de aliviar o tráfego de veículos e pedestres no município.

O vereador Frederico Coutinho, que votou contrário ao projeto, disse que o intuito da emenda proposta é reforçar o concurso público como meio de contratação. Assim, após o agente concursado ser capacitado através de curso ele poderá exercer suas funções.

Para o vereador Paulo Henrique Pereira Alves (PT) a emenda do vereador Frederico é desnecessária tendo em vista que no projeto propõe a criação de cargos e modifica o quadro de funcionários permanentes da Prefeitura. Mas ainda assim, o vereador se disse favorável à emenda.

A vereadora Dulcinéia Costa (PV) se mostrou satisfeita com a aprovação e disse que com a volta da matéria, houve um melhor entendimento do seu teor. Ela parabenizou a Acipa e a secretaria de Trânsito pelo empenho, já que a aprovação deste projeto é o primeiro passo para implantação da zona azul;

O vereador Laércio Machado (PTB) falou da Audiência Pública, realizada na semana passada, em que pôde ouvir representantes da Guarda Municipal e que todas as informações adquiridas durante a reunião foram de grande valia. Ele lembrou da fala do Ten. Cel. Sérgio Henrique sobre a capacitação dos agentes através de curso preparatório de ao menos cinco meses.

De acordo com o vereador Oliveira Altair (DEM) o projeto foi rejeitado a princípio na busca de melhorias.

Fred Coutinho disse que não votou favorável ao projeto, mas não é contra a zona azul, porém entende que tais atividades poderiam ser exercidas pela Guarda Municipal, como é feito em Varginha. Ele espera que o projeto venha trazer melhoria no trânsito e que não seja apenas uma forma de arrecadação.

sesso_28-06_4O vereador Fabrício Machado falou sobre o teor do projeto, bem como as atividades que serão exercidas pelos agentes de trânsito. Ele disse que o projeto deveria ter sido aprovado antes e que através desta proposição, o trânsito terá mais ordem e consequentemente o município irá arrecadar.

O Presidente da Casa, vereador Moacir Franco (PTB), lembrou que o projeto voltou a Casa através de solicitação dos vereadores, por requerimento, e após conversa com o secretário de trânsito. Para ele, a maior demora não foi na aprovação do projeto e sim na sua elaboração, uma vez que a atual Administração demorou dois anos para enviar o projeto à Câmara.

Medula

O Projeto de Lei nº 6818/11 foi aprovado, em segunda votação e por nove votos. De autoria dos vereadores Frederico Coutinho (PSB) e Rogéria Ferreira (PMDB), o projeto institui a Semana Municipal do Incentivo à Doação de Medula Óssea.

A criação da Semana tem como objetivo principal facilitar a captação de doadores de medula óssea, uma vez que muitos pacientes que sofrem de leucemia e outras doenças do sangue têm apenas no transplante a possibilidade de cura.

Além disso, a doação de Medula Óssea é uma questão de relevância pública e encontra-se respaldada nos artigos 196 e 197 da Constituição Federal de 1988.

PQV-EA

Foi aprovado também, em segunda votação e por nove votos, o projeto de Lei nº 323/11. De autoria da vereadora Dulcinéia Costa (PV), a proposição trata da criação do programa “Prevenção e Qualidade de vida com o Amor Exigente” (PQV-EA).

O programa irá observar, nas escolas, aspectos como raízes culturais, exigência e disciplina, entre outros, com o objetivo de estimular o indivíduo a reconhecer as limitações do ser humano, seja de caráter social, financeiro e até mesmo pessoal; pretende ainda ensinar a lidar bem as com as situações de frustração.

O projeto, que inicialmente contemplava as escolas municipais, teve a Emenda Modificativa nº 01/11 também aprovada por nove votos e passa a contemplar as escolas estaduais do município.

Creche


sesso_28-06Foi aprovado ainda, por dez votos e também em segunda votação, o Projeto de Lei nº 337/11. De autoria do Executivo, a matéria prevê a regularização do Centro de Educação que funciona junto ao Centro de Educação Infantil “Ismênia Vita Reis”, o que gera dificuldades financeiras e administrativas.

SHINE

O Plenário aprovou, em primeira votação e por nove votos, o Projeto de Lei 351/11, de autoria do Executivo. O projeto autoriza a abertura de crédito suplementar na forma dos artigos 42 e 43 da lei nº4.320/64 e altera a lei 5.029 (Orçamento de 2011).

Com a aprovação do projeto o Poder Executivo fica autorizado a abrir crédito no valor de R$ 10 mil para complementar as despesas do exercício de 2011 da Associação dos Portadores de Necessidades Especiais - Shine.

-Ouça o "Jornal da Câmara: Em dia com o Legislativo" pela rádio Difusora AM, todas as sextas-feiras, a partir das 11h da manhã.

-Assista as sessões ordinárias da Câmara Municipal através da TV Câmara, pelo canal 21 da Master Cabo.

-Acompanhe também os trabalhos do Legislativo pelo Facebook e pelo Twitter.

Leidiana Palma
Estagiário: Márcio Borges
Ascom/Câmara





Publicado em: 29 de junho de 2011

Publicado por: Câmara Municipal

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Câmara rejeita requerimento sobre informações do bairro São Judas Tadeu

30 de abril de 2025

Na sessão ordinária desta terça-feira (29), foi rejeitado o Requerimento Nº 53/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que solicitava informações detalhadas sobre o bairro São Judas Tadeu. O objetivo era compreender melhor as necessidades da região e subsidiar futuras ações do Legislativo.Vot...

Leia Mais



Sessão Itinerante no bairro Belo Horizonte é rejeitada

30 de abril de 2025

A Câmara Municipal rejeitou na sessão ordinária desta terça-feira (29), o Requerimento Nº 61/2025, apresentado pelo vereador Dr. Edson, para a realização de uma Sessão Itinerante no bairro Belo Horizonte, para promover o diálogo entre os parlamentares e a população local.Votaram a favor os veread...

Leia Mais



Sessão Itinerante no bairro Ferreiras é rejeitada

30 de abril de 2025

Foi rejeitada na sessão ordinária desta terça-feira (29), o Requerimento Nº 60/2025, de autoria do vereador Dr. Edson, que propunha uma Sessão Itinerante no bairro Ferreiras, com o objetivo de ouvir diretamente os moradores da região.Votaram a favor os vereadores Delegado Renato Gavião, Lívia Mac...

Leia Mais



Sessão Itinerante no bairro Cruz Alta é rejeitada

30 de abril de 2025

A Câmara Municipal rejeitou nesta terça-feira (29) o Requerimento Nº 55/2025, de autoria do vereador Dr. Edson, que propunha a realização de uma Sessão Itinerante no bairro Cruz Alta, no dia 10 de julho, às 19h30. A proposta visava ouvir de perto as demandas da comunidade local.Votaram a favor os...

Leia Mais



Câmara concede Insígnia Tiradentes a personalidades que se destacam na comunidade pouso-alegrense

25 de abril de 2025

Na noite de ontem, quinta-feira (24), o Plenário da Câmara Municipal de Pouso Alegre foi palco de uma cerimônia marcada pelo reconhecimento: a Sessão Especial de entrega da Insígnia Tiradentes. A honraria é concedida anualmente a cidadãos e instituições que se destacam pelo comprometimento com a...

Leia Mais



Câmara aprova criação do Programa de Atendimento ao Pé Diabético (PAPE)

23 de abril de 2025

Na sessão ordinária dessa terça-feira (22), a Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 8.008/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que institui o Programa de Atendimento ao Pé Diabético (PAPE) no município. A nova legislação tem como objetivo promover a p...

Leia Mais