Notícias



Jatobá recebe vereadores



Projeto de Lei nº330/11 é pauta em Sessão Itinerante

Na noite desta segunda-feira (11), os vereadores da Câmara Municipal de Pouso Alegre foram até o bairro Jatobá para esclarecer aos moradores sobre a matéria do Projeto de Lei nº 330/11.

Itinerante_Jatob_-_2O projeto, que deu entrada na casa no ano passado, sofreu diversas emendas com a finalidade de melhorar sua redação e proporcionar mais benefícios ao município. A proposição trata da permuta de áreas no bairro com a empresa Delta Empreendimentos Imobiliários e ainda a descaracterização e ampliação de áreas verdes.

No início da Sessão, o Presidente da Câmara, vereador Moacir Franco (PTB), convidou o secretário de Meio Ambiente Maurício Tutty Sales para falar sobre o projeto representando o Poder Executivo.

Por meio de uma exposição de imagens o secretário explicou quais as áreas seriam desapropriadas, permutadas e as mudanças que o Projeto de Lei pode trazer, caso seja aprovado, como a possibilidade de construção de uma creche e biblioteca. Ele ainda comentou sobre as mudanças que o projeto sofreu depois que este chegou à Câmara. “Nós buscamos elaborar o melhor projeto. Estamos dialogando o tempo todo”, afimou.

Participação Popular

Após a fala do secretário de Meio Ambiente, o vereador Moacir Franco cedeu a palavra a quatro moradores para que, representando a comunidade, dessem sua opinião sobre o projeto e tirassem dúvidas sobre a matéria.

Itinerante_Jatob_-_4O primeiro morador a fazer uso da palavra foi Fabiano dos Santos. Ao iniciar, ele destacou que é favorável ao projeto e que gostaria de conhecer mais a fundo o teor da matéria, pois espera que o bairro cresça, mas com segurança e responsabilidade.

Em seguida, quem fez uso da palavra foi Luciana de Paiva. A moradora reitera as questões de segurança, pois se preocupa com o trânsito, caso a Avenida Gil Teixeira torne-se uma via expressa de veículos. Ela ainda fez vários questionamentos sobre o valor das obras.

A terceira pessoa a fazer uso da palavra foi a moradora do bairro Sangrilá, Rafaela Cristina Gonzaga Gomes. Para ela, o Projeto de Lei será muito benéfico para o município, caso seja aprovado, pois aliviará o trânsito em zonas de muito movimento como no bairro São Geraldo e, além disso, irá valorizar seu bairro.

A última moradora a discorrer sobre o projeto foi Ana Paula Petinato. Ela acredita que, se aprovado o projeto, as mudanças serão úteis para o bairro, principalmente se possibilitarem a construção de uma creche e biblioteca.

Vereadores

Após os moradores, cada vereador teve oportunidade de falar um pouco sobre o projeto. O primeiro inscrito foi o vereador Paulo Henrique Pereira Alves (PT).

Itinerante_Jatob_-_3Segundo ele, o bairro Jatobá apresenta problemas de segurança, em transportes e que a realização do referido projeto representa um passo inicial para a busca de melhorias. Quanto à questão de segurança no trânsito, ele ressalta que além de fiscalização deve haver também responsabilidade e educação dos usuários das vias.

O vereador Marcus Vinícius Teixeira (PSB) comenta que o primeiro projeto que chegou à Câmara não contemplava benefícios ao município, sobretudo para os moradores do bairro e por isso foi rejeitado. Depois de uma análise criteriosa e detalhada, a matéria retornou à Casa com alterações que podem viabilizar sua aprovação.

A importância de posições contrárias foi destaque na fala do vereador Hélio da Van (PT). Para ele, é a partir de alguma objeção que é possível fazer um projeto que seja suficientemente bom para os munícipes. O vereador ainda ressalta que a aprovação viabiliza, mas não assegura a construção de creche ou biblioteca.

O vereador Oliveira Altair (DEM) cedeu seu espaço para que o vereador Laércio Poteiro (PTB) pudesse fazer uma exposição mais abrangente e apenas disse que foi contra o projeto inicialmente para que pudessem ser feitas mais melhorias na matéria através de emendas.

Ao iniciar, a vereadora Dulcinéia Costa (PV) parabenizou os moradores presentes por lutarem por seu bairro. Ela explicou que o projeto em questão trata apenas da permuta entre áreas públicas e privadas. Ressaltou que a aprovação trará melhorias para o Jatobá, São Geraldo e Sangrilá.

Assim como Hélio, o vereador Raphael Prado (DEM), reforçou que a empresa não está responsabilizada em construir creche biblioteca ou campo de futebol. Ele afirma que a Administração não tem dinheiro suficiente para fazer todas as mudanças necessárias, mas que este projeto é um passo inicial.

Itinerante_Jatob_-_5Por meio de uma exposição de imagens, o vereador Laércio Poteiro (PTB) apresentou todas as áreas que sofrerão mudanças caso o projeto seja aprovado. Ele destacou algumas áreas institucionais que poderiam ser aproveitadas para construir e fazer melhorias para o bairro.

O papel do legislador foi destaque na fala do vereador Fabrício Machado (PT). Segundo ele é preciso analisar cada projeto com afinco para que as mudanças sejam benéficas e não causem transtornos na vida dos moradores. “Existem vários projetos, em todos os bairros, em todas as áreas”, completa.

Frederico Coutinho (PSB) comentou sobre as diversas emendas e mudanças que o projeto sofreu desde que deu entrada na Câmara, no ano passado. Ele afirmou que as alterações foram necessárias a fim de não lesar o município nem moradores. “Prefiro contrariá-los hoje, que depois ser questionado”, encerra.

Para encerrar, o Presidente, vereador Moacir Franco (PTB), disse que é importante que os moradores do bairro fiquem atentos às mudanças que o projeto acarretar. Para ele, é importante que todos pensem também no futuro, mas estejam conscientes de que nem todas as melhorias necessárias são contempladas em um único projeto.

-Ouça o "Jornal da Câmara: Em dia com o Legislativo" pela rádio Difusora AM, todas as sextas-feiras, a partir das 11h da manhã.

-Assista as sessões ordinárias da Câmara Municipal através da TV Câmara, pelo canal 21 da Master Cabo.

-Acompanhe também os trabalhos do Legislativo pelo Facebook e pelo Twitter.

Leidiana Palma
Estagiário: Márcio Borges
Ascom/Câmara





Publicado em: 12 de julho de 2011

Publicado por: Câmara Municipal

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Câmara rejeita requerimento sobre informações do bairro São Judas Tadeu

30 de abril de 2025

Na sessão ordinária desta terça-feira (29), foi rejeitado o Requerimento Nº 53/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que solicitava informações detalhadas sobre o bairro São Judas Tadeu. O objetivo era compreender melhor as necessidades da região e subsidiar futuras ações do Legislativo.Vot...

Leia Mais



Sessão Itinerante no bairro Belo Horizonte é rejeitada

30 de abril de 2025

A Câmara Municipal rejeitou na sessão ordinária desta terça-feira (29), o Requerimento Nº 61/2025, apresentado pelo vereador Dr. Edson, para a realização de uma Sessão Itinerante no bairro Belo Horizonte, para promover o diálogo entre os parlamentares e a população local.Votaram a favor os veread...

Leia Mais



Sessão Itinerante no bairro Ferreiras é rejeitada

30 de abril de 2025

Foi rejeitada na sessão ordinária desta terça-feira (29), o Requerimento Nº 60/2025, de autoria do vereador Dr. Edson, que propunha uma Sessão Itinerante no bairro Ferreiras, com o objetivo de ouvir diretamente os moradores da região.Votaram a favor os vereadores Delegado Renato Gavião, Lívia Mac...

Leia Mais



Sessão Itinerante no bairro Cruz Alta é rejeitada

30 de abril de 2025

A Câmara Municipal rejeitou nesta terça-feira (29) o Requerimento Nº 55/2025, de autoria do vereador Dr. Edson, que propunha a realização de uma Sessão Itinerante no bairro Cruz Alta, no dia 10 de julho, às 19h30. A proposta visava ouvir de perto as demandas da comunidade local.Votaram a favor os...

Leia Mais



Câmara concede Insígnia Tiradentes a personalidades que se destacam na comunidade pouso-alegrense

25 de abril de 2025

Na noite de ontem, quinta-feira (24), o Plenário da Câmara Municipal de Pouso Alegre foi palco de uma cerimônia marcada pelo reconhecimento: a Sessão Especial de entrega da Insígnia Tiradentes. A honraria é concedida anualmente a cidadãos e instituições que se destacam pelo comprometimento com a...

Leia Mais



Câmara aprova criação do Programa de Atendimento ao Pé Diabético (PAPE)

23 de abril de 2025

Na sessão ordinária dessa terça-feira (22), a Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 8.008/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que institui o Programa de Atendimento ao Pé Diabético (PAPE) no município. A nova legislação tem como objetivo promover a p...

Leia Mais