Durante sessão itinerante, vereadores tranquilizam moradores em relação alguns setores reivindicados
A comunidade do Bairro Belo Horizonte recebeu, na noite desta quinta-feira (08), a sessão itinerante da Câmara Municipal de Pouso Alegre. A reunião, realizada na Escola Municipal Jandyra Tosta, contou com a participação de diversos moradores do local.
Durante a reunião, os moradores reivindicaram melhorias para a escola do Bairro e para o posto de saúde. Porém, de acordo com o representante da associação de moradores, Mauro José da Silva, os problemas que mais têm afetado a comunidade local são: a falta de áreas de lazer para as crianças e adolescentes e o transporte público que, segundo ele, não tem um itinerário adequado para atender à comunidade.
A professora Marilda Pereira aproveitou a oportunidade para cobrar dos vereadores um pedido feito, por ela e seus alunos, durante visita à Câmara no mês de maio. Na ocasião, Marilda solicitou contentores de lixo eletrônico para a Escola Jandyra Tosta, para o posto de saúde e outros pontos do Bairro Belo Horizonte.
O vereador Frederico Coutinho (PSB) apresentou algumas fotos, tiradas no Bairro Belo Horizonte. Fred cobrou do Executivo algumas ações em relação ao campo de futebol, onde as traves estão sem redes e um antigo poço descoberto. O vereador apresentou também as melhorias aplicadas no setor de saúde e educação, porém cobrou mais segurança na creche e a construção de um novo posto de saúde e creche, fazendo com que o município deixe de pagar aluguel.
A vereadora Rogéria Ferreira (PMDB), lembrou que tal projeto já está regulamentado na lei n° 4855/09, de autoria do vereador Marcus Teixeira (PSB), que trata da coleta e reutilização de lixo tecnológico. Rogéria informou, ainda, que não cabe ao vereador resolver tal situação e sim cobrar do Prefeito que os coletores sejam providenciados para o Bairro.
A vereadora Dulcinéia Costa (PV) informou que uma emenda parlamentar, solicitada por ela, será liberada no final deste ano para reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde do Bairro. Sobre o pedido da professora Marilda, a vereadora se comprometeu em verificar junto ao Executivo a possibilidade de instalação de um contentor de lixo eletrônico.
Já o vereador Oliveira Altair (DEM) comentou sobre área de lazer. Ele citou o campo de futebol do Bairro, que não apresenta uma estrutura adequada para o desenvolvimento de atividades esportivas. Oliveira também lembrou que não pode garantir melhorias para a comunidade, mas que seu papel, enquanto vereador, é fiscalizar. Ele, ainda, cobrou da secretaria de Transportes melhores condições neste setor.
O Orçamento Participativo foi destaque na fala do vereador Paulo Henrique Pereira Alves (PT). Ele convidou os moradores para participarem ativamente desta reunião, pois é uma forma da população decidir, junto à Administração Pública, a aplicação dos recursos do Município. Ele ressaltou que é preciso maior investimento na área de lazer.
O vereador Hélio da Van (PT) comentou sobre a luta da associação do Bairro na construção de uma passarela paralela à ponte. Ele também comentou sobre problemas relacionados ao trânsito e transportes, como horários de ônibus para o Belo Horizonte. Outro ponto reiterado por Hélio foi a segurança pública. Ele disse que ela precisa ser melhorada e se comprometeu em falar com os órgãos responsáveis.
As indicações e visitas aos bairros foram destaque na fala do vereador Laércio Poteiro (PTB). Laércio, que tem cerca de 1500 indicações, afirmou que já fez vários pedidos de melhorias para o Belo Horizonte, junto ao Executivo. Ele também cobrou dos órgãos governamentais que sejam realizadas melhorias no policiamento. Com relação ao transporte, Laércio salientou a necessidade de um itinerário mais adequado para atender às necessidades da comunidade.
O crescimento desordenado da cidade foi comentado pelo presidente, vereador Moacir Franco (PTB). Ele disse que, apesar das melhorias que precisam ser feitas, o Bairro ainda é privilegiado, se comparado a outros que não tem asfalto e saneamento básico. Moacir Franco ressaltou as obras que o Governo Estadual tem realizado em Pouso Alegre e disse que, como parlamentar, cumpre seu papel de fiscalizar, não aceitando improbidade administrativa.
-Ouça o "Jornal da Câmara: Em dia com o Legislativo" pela rádio Difusora AM, todas as sextas-feiras, a partir das 11h da manhã.
-Assista as sessões ordinárias da Câmara Municipal através da TV Câmara, pelo canal 21 da Master Cabo.
-Acompanhe também os trabalhos do Legislativo pelo Facebook e pelo Twitter.
Leidiana Palma
Estagiário: Márcio Borges
ASCOM/Câmara
Publicado em: 09 de setembro de 2011
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Na sessão ordinária desta terça-feira (29), foi rejeitado o Requerimento Nº 53/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que solicitava informações detalhadas sobre o bairro São Judas Tadeu. O objetivo era compreender melhor as necessidades da região e subsidiar futuras ações do Legislativo.Vot...
A Câmara Municipal rejeitou na sessão ordinária desta terça-feira (29), o Requerimento Nº 61/2025, apresentado pelo vereador Dr. Edson, para a realização de uma Sessão Itinerante no bairro Belo Horizonte, para promover o diálogo entre os parlamentares e a população local.Votaram a favor os veread...
Foi rejeitada na sessão ordinária desta terça-feira (29), o Requerimento Nº 60/2025, de autoria do vereador Dr. Edson, que propunha uma Sessão Itinerante no bairro Ferreiras, com o objetivo de ouvir diretamente os moradores da região.Votaram a favor os vereadores Delegado Renato Gavião, Lívia Mac...
A Câmara Municipal rejeitou nesta terça-feira (29) o Requerimento Nº 55/2025, de autoria do vereador Dr. Edson, que propunha a realização de uma Sessão Itinerante no bairro Cruz Alta, no dia 10 de julho, às 19h30. A proposta visava ouvir de perto as demandas da comunidade local.Votaram a favor os...
Na noite de ontem, quinta-feira (24), o Plenário da Câmara Municipal de Pouso Alegre foi palco de uma cerimônia marcada pelo reconhecimento: a Sessão Especial de entrega da Insígnia Tiradentes. A honraria é concedida anualmente a cidadãos e instituições que se destacam pelo comprometimento com a...
Na sessão ordinária dessa terça-feira (22), a Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 8.008/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que institui o Programa de Atendimento ao Pé Diabético (PAPE) no município. A nova legislação tem como objetivo promover a p...