Notícias



Câmara aprova, em 1º votação, projeto que fixa em 15 o número de vereadores



De acordo com a Constituição Federal, Pouso Alegre pode ter até 19 vereadores

Vereadores_15O projeto de Emenda a Lei Orgânica Municipal (LOM) nº02/2011 foi apreciado durante a última sessão ordinária (20) da Câmara Municipal de Pouso Alegre. Aprovado por unanimidade e em primeira votação, o projeto fixa em 15 o número de parlamentares para o próximo pleito.

O projeto visa à adequação da LOM ao disposto na Constituição Federal, especialmente após a Emenda nº58/2009. A emenda em questão prevê, para a composição das Câmaras Municipais, o limite máximo de 19 vereadores, nos Municípios com população entre 120 mil e 160 mil habitantes, situação em que se enquadra Pouso Alegre, que tem mais de 132 mil munícipes.

A Lei Orgânica de Pouso Alegre prevê que o número de vereadores será fixado de modo diverso ao que dispõe o atual artigo 29, IV, da Constituição Federal, com a redação da respectiva Emenda. Considerando que o dispositivo da Constituição Federal é de reprodução obrigatória pelos municípios, torna-se necessário que a Câmara Municipal se adeqúe à nova norma.

Para o vereador Paulo Henrique Pereira Alves (PT) a representatividade tem que se fazer presente no legislativo e deve influenciar até no relacionamento entre Câmara e Prefeitura. Após algumas análises, o vereador afirma que chegou ao entendimento de que 15 vereadores seriam um bom número para que a população seja mais bem representada.

O vereador Marcus Teixeira (PSB), que também se posicionou a favor do projeto, lembrou que o percentual de verba municipal destinado à Câmara de Pouso Alegre para a próxima legislatura continuará sendo o mesmo de 2011, 6% do orçamento municipal, sem dedução de impostos.

Vereadores_15.1O vereador Laércio Poteiro (PTB) informou que analisou os critérios orçamentários e sempre foi favorável ao aumento de parlamentares, tendo em vista o número de habitantes no município. Ele disse, ainda, que com 15 vereadores será possível ter quatro comissões permanentes na Casa, o que amplia os estudos de projetos.

De acordo com a vereadora Rogéria Ferreira (PMDB), com o aumento do número de vereadores, a população terá mais opções na escolha de seu candidato para próxima legislatura. A vereadora disse que tem cumprido o seu papel de legisladora e, devido ao crescimento do município, é favorável ao aumento do parlamentares.

O vereador Hélio da Van (PT) questionou como os gastos públicos não vão aumentar, mesmo com o pagamento de subsídios aos novos ocupantes das quatro cadeiras do legislativo. Embora o vereador seja a favor do aumento dos representantes, para Hélio não será mais possível devolver parte do repasse aos cofres públicos, a partir da próxima legislatura.

Após análise da Lei Federal e com o crescimento populacional de Pouso Alegre, a vereadora Dulcinéia Costa (PV) disse que, junto aos outros vereadores, chegou a um consenso de que 15 parlamentares será um bom número para representar a população pouso-alegrense. Sobre a restituição de recursos financeiros, a vereadora, ainda, citou a construção da atual Câmara com recursos economizados pelo legislativo.

Para o vereador Frederico Coutinho (PSB), o Supremo Tribunal Federal (STF) errou ao diminuir o número de vereadores por município sem diminuir o repasse para as Casas Legislativas. Fred ainda ressaltou que o número de parlamentares, de acordo com os habitantes de uma cidade, foram definidos pela Câmara Federal e agora cabe à Câmara Municipal decidir qual número irá melhor representar o município.

O vereador Fabrício Machado (PT) lembrou que de acordo com a Constituição Federal, municípios com mais de 120 mil e até 160 mil habitantes podem ter o limite máximo de 19 vereadores. Atualmente Pouso Alegre conta com mais de 132 mil habitantes. Fabrício, ainda, afirmou que não concordou com a decisão do STF, em 2004, de diminuir o número de vVereadores_15.2ereadores.

O Presidente da Casa, vereador Moacir Franco (PTB), afirmou que muitos candidatos com votação expressiva, nas últimas eleições, não puderam ser representantes do povo devido o coeficiente eleitoral, método pelo qual distribui as cadeiras do legislativo. Moacir Franco ressaltou também a necessidade de maior representatividade em diversos Bairros do Município, inclusive na zona rural.

O Projeto de emenda deve passar por segunda votação na próxima sessão ordinária, 27 de setembro.

-Ouça o "Jornal da Câmara: Em dia com o Legislativo" pela rádio Difusora AM, todas as sextas-feiras, a partir das 11h da manhã.

-Assista as sessões ordinárias da Câmara Municipal através da TV Câmara, pelo canal aberto 59 ou pelo 21 da Master Cabo.

-Acompanhe também os trabalhos do Legislativo pelo Facebook e pelo Twitter.

Leidiana Palma
ASCOM/Câmara





Publicado em: 21 de setembro de 2011

Publicado por: Câmara Municipal

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Câmara rejeita requerimento sobre informações do bairro São Judas Tadeu

30 de abril de 2025

Na sessão ordinária desta terça-feira (29), foi rejeitado o Requerimento Nº 53/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que solicitava informações detalhadas sobre o bairro São Judas Tadeu. O objetivo era compreender melhor as necessidades da região e subsidiar futuras ações do Legislativo.Vot...

Leia Mais



Sessão Itinerante no bairro Belo Horizonte é rejeitada

30 de abril de 2025

A Câmara Municipal rejeitou na sessão ordinária desta terça-feira (29), o Requerimento Nº 61/2025, apresentado pelo vereador Dr. Edson, para a realização de uma Sessão Itinerante no bairro Belo Horizonte, para promover o diálogo entre os parlamentares e a população local.Votaram a favor os veread...

Leia Mais



Sessão Itinerante no bairro Ferreiras é rejeitada

30 de abril de 2025

Foi rejeitada na sessão ordinária desta terça-feira (29), o Requerimento Nº 60/2025, de autoria do vereador Dr. Edson, que propunha uma Sessão Itinerante no bairro Ferreiras, com o objetivo de ouvir diretamente os moradores da região.Votaram a favor os vereadores Delegado Renato Gavião, Lívia Mac...

Leia Mais



Sessão Itinerante no bairro Cruz Alta é rejeitada

30 de abril de 2025

A Câmara Municipal rejeitou nesta terça-feira (29) o Requerimento Nº 55/2025, de autoria do vereador Dr. Edson, que propunha a realização de uma Sessão Itinerante no bairro Cruz Alta, no dia 10 de julho, às 19h30. A proposta visava ouvir de perto as demandas da comunidade local.Votaram a favor os...

Leia Mais



Câmara concede Insígnia Tiradentes a personalidades que se destacam na comunidade pouso-alegrense

25 de abril de 2025

Na noite de ontem, quinta-feira (24), o Plenário da Câmara Municipal de Pouso Alegre foi palco de uma cerimônia marcada pelo reconhecimento: a Sessão Especial de entrega da Insígnia Tiradentes. A honraria é concedida anualmente a cidadãos e instituições que se destacam pelo comprometimento com a...

Leia Mais



Câmara aprova criação do Programa de Atendimento ao Pé Diabético (PAPE)

23 de abril de 2025

Na sessão ordinária dessa terça-feira (22), a Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 8.008/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que institui o Programa de Atendimento ao Pé Diabético (PAPE) no município. A nova legislação tem como objetivo promover a p...

Leia Mais