Notícias



Câmara realiza 2ª Audiência Pública sobre os Rodeios



 

rodeioNesta quarta-feira, 16, ocorreu a segunda Audiência Pública sobre o Projeto de Lei que prevê o fim dos rodeios e eventos similares no município de Pouso Alegre, que deverá entrar em pauta para votação.

Com grande presença da população, o debate contou com a explanação do promotor de Justiça do Gecap (Grupo Especial de Combate aos Crimes Ambientais e de Parcelamento Irregular do Solo), Dr. Carlos Henrique Prestes Camargo, o veterinário e professor na Unesp de Jaboticabal, Dr. Orivaldo Tenório de Vasconcelos e a veterinária da Subsecretaria de Meio Ambiente da Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Jundiaí, Dra. Vânia Plaza Nunes.

De um lado os defensores da prática dos rodeios e de outro os defensores da causa animal. Dr. Carlos Henrique falou sobre as leis que proíbem os crimes ambientais, maus tratos aos animais e suas penas.

Dr. Orivaldo defendeu a realização dos rodeios, afirmando que os animais não são judiados e que o sedém não faz o animal pular e não provoca dor. Disse ainda que o que foi apresentado na Audiência anterior é apenas teoria, e o seu conhecimento é técnico. Afirmou também que concorda que existem rodeios que maltratam os animais e que devem ser fechados, mas não são todos.

Dra. Vânia contou a história dos direitos dos animais e passou um vídeo sobre os maus tratos com animais em rodeios, inconstitucionalidade de algumas provas de rodeios, equipamentos utilizados para tortura dos animais nos rodeios e as dores que o sedém causa. Frisou também que além das provas, os animais são submetidos aos treinamentos, que duram cerca de 8 horas por dia e continuam judiando do animal.  

Também fizeram uso da palavra: Luiz Flávio Fox Marim, veterinário; Anselmo Eduardo Barbosa, defensor dos rodeios; Ernani de Paula Braga, criador de gado; Pedro Herculano, criador de cavalos; e os protetores: Mônica Porto Palma Magalhães, bióloga e membro da SOS Bichos; Paulo José Pereira Dias, vendedor; Marcelo Costa Ribeiro, professor de direito e advogado; Luiza Basaglia, estudante.

Estiveram presentes os vereadores Gilberto Barreiro (PMDB), Flávio Alexandre (PR), Adriano da Farmácia (PTN), Dulcinéia Costa (PV), Braz Andrade (PPS), Maurício Tutty (PROS), Nei Borracheiro (PPS) e o presidente Hélio da Van (PT).

O vereador Hélio da Van (PT), que solicitou a realização da Audiência, ressalta que todos os projetos que entram em pauta nas Sessões Ordinárias deveriam passar por audiências públicas, tendo em vista que é necessário ouvir a opinião da população sobre os assuntos, que são de seu interesse. “Principalmente este, que é um Projeto polêmico, porque existe uma discussão com pessoas afirmando que na cidade não existem rodeios e de outro lado, os protetores dizendo que são realizados rodeios de forma clandestina. E o projeto visa proibir todo evento que envolve esses animais”, explica.

A primeira Audiência Pública foi realizada no dia 25 de setembro e contou com a presença da bióloga, Dra. Sônia Fonseca, presidente do FNDPA (Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal e a médica veterinária, Dra. Fernanda Beda, presidente da Comissão de Políticas Públicas do CRMV (Conselho de Medicina Veterinária do estado de São Paulo).

Fotos: http://www.flickr.com/photos/camaradepousoalegre/sets/72157636659097644/

 





Publicado em: 21 de outubro de 2013

Publicado por: Câmara

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Câmara rejeita requerimento sobre informações do bairro São Judas Tadeu

30 de abril de 2025

Na sessão ordinária desta terça-feira (29), foi rejeitado o Requerimento Nº 53/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que solicitava informações detalhadas sobre o bairro São Judas Tadeu. O objetivo era compreender melhor as necessidades da região e subsidiar futuras ações do Legislativo.Vot...

Leia Mais



Sessão Itinerante no bairro Belo Horizonte é rejeitada

30 de abril de 2025

A Câmara Municipal rejeitou na sessão ordinária desta terça-feira (29), o Requerimento Nº 61/2025, apresentado pelo vereador Dr. Edson, para a realização de uma Sessão Itinerante no bairro Belo Horizonte, para promover o diálogo entre os parlamentares e a população local.Votaram a favor os veread...

Leia Mais



Sessão Itinerante no bairro Ferreiras é rejeitada

30 de abril de 2025

Foi rejeitada na sessão ordinária desta terça-feira (29), o Requerimento Nº 60/2025, de autoria do vereador Dr. Edson, que propunha uma Sessão Itinerante no bairro Ferreiras, com o objetivo de ouvir diretamente os moradores da região.Votaram a favor os vereadores Delegado Renato Gavião, Lívia Mac...

Leia Mais



Sessão Itinerante no bairro Cruz Alta é rejeitada

30 de abril de 2025

A Câmara Municipal rejeitou nesta terça-feira (29) o Requerimento Nº 55/2025, de autoria do vereador Dr. Edson, que propunha a realização de uma Sessão Itinerante no bairro Cruz Alta, no dia 10 de julho, às 19h30. A proposta visava ouvir de perto as demandas da comunidade local.Votaram a favor os...

Leia Mais



Câmara concede Insígnia Tiradentes a personalidades que se destacam na comunidade pouso-alegrense

25 de abril de 2025

Na noite de ontem, quinta-feira (24), o Plenário da Câmara Municipal de Pouso Alegre foi palco de uma cerimônia marcada pelo reconhecimento: a Sessão Especial de entrega da Insígnia Tiradentes. A honraria é concedida anualmente a cidadãos e instituições que se destacam pelo comprometimento com a...

Leia Mais



Câmara aprova criação do Programa de Atendimento ao Pé Diabético (PAPE)

23 de abril de 2025

Na sessão ordinária dessa terça-feira (22), a Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 8.008/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que institui o Programa de Atendimento ao Pé Diabético (PAPE) no município. A nova legislação tem como objetivo promover a p...

Leia Mais