Notícias



Jubileu de Ouro: Câmara homenageia Colégio Estadual por seus 50 anos


Visualize fotos

Cinquenta anos dedicados à educação de qualidade na cidade de Pouso Alegre. Nesta quinta-feira, 9, o Colégio Estadual "Dr. José Marques de Oliveira" recebeu uma homenagem especial prestada pela Câmara Municipal de Pouso Alegre, destacando todo o trabalho realizado em prol da educação durante sua trajetória. 
 
A Escola Estadual Dr. José Marques de Oliveira foi criada em 25 de maio de 1965. Nesta época em Pouso Alegre só existiam os Colégios São José, Santa Dorotéia e o CENEG, que posteriormente passou a ser CENEC. O Colégio São José só aceitava estudantes homens e o Santa Dorotéia, apenas mulheres. O CENEG aceitava ambos os sexos, mas como só funcionava à noite, atendia mais aos alunos fora da faixa etária escolar. O Colégio Estadual veio para suprir essa necessidade do município, de atender alunos de ambos os sexos no período diurno. Um vídeo, contando toda a sua história e com depoimentos de ex-diretores, professores, funcionários e alunos, emocionou a todos convidados. 

Para simbolizar a homenagem, uma placa especial foi entregue ao Colégio e, ex-diretores, também receberam placas, marcando a história do Colégio: Vilma Andery representou seu pai, Agostinho Andery; Claudio Tabajara representou seu pai, Dr. José Marques de Oliveira; Maria Aparecida Silva representou seu irmão, Dr. Lecyr Ferreira da Silva; Antônio Célio Rios de Andrade; Maria de Jesus Ribeiro; Cleides Regina Chaves Modesto, Secretaria de Educação, representou Maria Ivaneide; Maria Eunice Duarte Cherbele; Maria Aparecida Mariosa; Aparecida Silva Resende; Palmira Scudeller Furtado de Oliveira; Débora Padilha representou Marialba Cobra; Rosa Helena Costa representou Bazília Beltrami; Mônica Mendes; e a atual diretora Caroline Zampieri. 
O presidente, Rafael Huhn (PT), propositor da homenagem, ressaltou que o Colégio Estadual é de fundamental importância para a cidade. “O colégio estadual de Pouso Alegre faz parte da história educacional do município e é referência para nossa história. A Câmara Municipal não poderia ficar de fora do contexto de homenagem desses 50 anos de história e de comprometimento com a educação de Pouso Alegre. Não existe uma família na cidade que não tenha estudado no Colégio Estadual, então, para a Câmara Municipal é um motivo de muito orgulho homenageá-lo por seu Jubileu de Ouro”, destacou. 
Além do presidente, o vereador Dr. Paulo Valdir, ex- aluno do Colégio contou sua trajetória que o fez chegar à faculdade de Medicina. Maria Eunice Cherbele falou em nome dos ex-diretores homenageados, contando sua história junto à instituição, emocionando a todos. A diretora do Colégio, Caroline Costa Zampieri dos Santos e a Superintendente Regional de Ensino, Andréa Adão Reis também fizeram seus pronunciamentos ressaltando a importância da instituição para a cidade. 
 
Colégio Estadual
 
A Escola Estadual Dr. José Marques de Oliveira foi criada em 25 de maio de 1965, pela Lei nº 3.380, com o nome de Ginásio Estadual de Pouso Alegre. Em dezembro do mesmo ano, com o esforço conjunto do Lions Clube, liderado por Agostinho Andery, e da Prefeitura de Pouso Alegre, com o prefeito Cândido Garcia Machado, a Escola recebeu como anexos o colégio oficial Monsenhor João Aristides de Oliveira e o Colégio Normal Oficial Alberto Schweitzer. Ainda em 1965, pela Lei nº 3.906, foi criado o curso colegial secundário e o colégio pela portaria nº 44 e em 04 de março de 1966, foi autorizado a funcionar.
As suas primeiras instalações foram à Rua Coronel Otávio Meyer, onde atualmente funciona o Colégio Pouso Alegre. Somente em 1969 o Colégio conseguiu seu prédio próprio à Rua Bueno Brandão, 220, onde funciona atualmente. De 1966 a 1970, sob a Direção do Dr. Lecyr Ferreira da Silva, a Escola começa a se impor à sociedade local e às comunidades vizinhas como educandário que propicia estruturas culturais e profissionalizantes sólidos, habilitando o aluno a desenvolver suas potencialidades e a adquirir novos conhecimentos.
Em outubro de 1981, através da portaria nº 409/81 foi reconhecido o ensino médio (antigo segundo grau) mantido pelo estabelecimento com as habilitações profissionais de magistério, técnico em contabilidade e processamentos de dados.
Hoje, composta por cerca de 1.500 alunos, a Escola Estadual Dr. José Marques de Oliveira oferece o ensino fundamental e médio.
A direção é da professora Caroline Costa Zampiori dos Santos e, que juntamente com uma equipe de funcionários, não medem esforços para proporcionar o crescimento dos alunos como indivíduos críticos, reflexivos e ativos, tornando-os verdadeiros cidadãos. “Tive a oportunidade de me formar aqui e a história profissional da minha família é ligada ao Colégio Estadual. Cinquenta anos de escola, com toda essa tradição, é algo que não pode se perder. Espero que a comunidade escolar participe cada vez mais das ações da escola, para que essa educação de eficiência e essa tradição se estabeleça com mais força a cada ano”, destacou.
 
Confira: https://www.flickr.com/photos/camaradepousoalegre/sets/72157655831152161 





Publicado em: 10 de julho de 2015

Publicado por: Ascom/Câmara

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Câmara rejeita requerimento sobre informações do bairro São Judas Tadeu

30 de abril de 2025

Na sessão ordinária desta terça-feira (29), foi rejeitado o Requerimento Nº 53/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que solicitava informações detalhadas sobre o bairro São Judas Tadeu. O objetivo era compreender melhor as necessidades da região e subsidiar futuras ações do Legislativo.Vot...

Leia Mais



Sessão Itinerante no bairro Belo Horizonte é rejeitada

30 de abril de 2025

A Câmara Municipal rejeitou na sessão ordinária desta terça-feira (29), o Requerimento Nº 61/2025, apresentado pelo vereador Dr. Edson, para a realização de uma Sessão Itinerante no bairro Belo Horizonte, para promover o diálogo entre os parlamentares e a população local.Votaram a favor os veread...

Leia Mais



Sessão Itinerante no bairro Ferreiras é rejeitada

30 de abril de 2025

Foi rejeitada na sessão ordinária desta terça-feira (29), o Requerimento Nº 60/2025, de autoria do vereador Dr. Edson, que propunha uma Sessão Itinerante no bairro Ferreiras, com o objetivo de ouvir diretamente os moradores da região.Votaram a favor os vereadores Delegado Renato Gavião, Lívia Mac...

Leia Mais



Sessão Itinerante no bairro Cruz Alta é rejeitada

30 de abril de 2025

A Câmara Municipal rejeitou nesta terça-feira (29) o Requerimento Nº 55/2025, de autoria do vereador Dr. Edson, que propunha a realização de uma Sessão Itinerante no bairro Cruz Alta, no dia 10 de julho, às 19h30. A proposta visava ouvir de perto as demandas da comunidade local.Votaram a favor os...

Leia Mais



Câmara concede Insígnia Tiradentes a personalidades que se destacam na comunidade pouso-alegrense

25 de abril de 2025

Na noite de ontem, quinta-feira (24), o Plenário da Câmara Municipal de Pouso Alegre foi palco de uma cerimônia marcada pelo reconhecimento: a Sessão Especial de entrega da Insígnia Tiradentes. A honraria é concedida anualmente a cidadãos e instituições que se destacam pelo comprometimento com a...

Leia Mais



Câmara aprova criação do Programa de Atendimento ao Pé Diabético (PAPE)

23 de abril de 2025

Na sessão ordinária dessa terça-feira (22), a Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 8.008/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que institui o Programa de Atendimento ao Pé Diabético (PAPE) no município. A nova legislação tem como objetivo promover a p...

Leia Mais