Notícias



Taxa de Esgoto da Copasa: Resultado de trabalho de Comissão da Câmara pode garantir o fim da cobrança


Visualize fotos

A Câmara de Vereadores de Pouso Alegre instalou em abril de 2017 uma Comissão Especial de Estudos para avaliar os pontos de coleta de esgoto na cidade. Na época, o presidente Casa, vereador Adriano da Farmácia (PR) se reuniu com diversos representantes da comunidade para iniciar as investigações sobre o tratamento de esgoto da Copasa. A comissão era composta pelos vereadores Oliveira Altair (MDB), que era o presidente; Leandro Morais (PPS) o relator; Rodrigo Modesto (PTB) o secretário e os membros eram Campanha (PROS) e Wilson Tadeu Lopes (PV).
 
A Comissão apontou que a maioria do esgoto da cidade era lançado nos rios sem o tratamento e a taxa do serviço era cobrada pela Copasa.
 
Nesta manhã de terça-feira, 26 de março, o prefeito de Pouso Alegre Rafael Simões se reuniu com os vereadores Oliveira Altair, Arlindo da Mota Paes (PSDB), Rodrigo Modesto (PTB), Rafael Aboláfio (PV) e o presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS) José Walter da Mota Matos, além da imprensa anunciar que será impetrada uma Ação Civil Pública contra a Copasa, com o objetivo de exigir da empresa a regularização do serviço de esgotamento sanitário, especialmente do tratamento do esgoto, conforme normas ambientais aplicáveis.
 
Esta ação é resultado direto dos trabalhos desempenhados pelos vereadores na Câmara Municipal e o prefeito de Pouso Alegre, por intermédio da Procuradoria Geral do Município, e pelos estudos desenvolvidos pela Comissão Especial da Câmara Municipal de Pouso Alegre, com a finalidade de analisar a cobrança de tarifa de tratamento de esgoto pela Copasa.
Entre os pedidos formulados pela Prefeitura de Pouso Alegre se destacam: a proibição do lançamento de esgoto in natura nos rios, córregos e lagos do município; a adequação dos serviços de coleta, transporte, tratamento e destinação do esgoto; a condenação da Copasa ao pagamento de R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais) a título de danos morais coletivos, pelos prejuízos causados ao meio ambiente, à saúde pública e ao consumidor em virtude da má prestação de serviços.
 
Também é solicitada a suspensão da tarifa de esgoto de todo consumidor pouso-alegrense, até quando constatado que o tratamento de esgoto obedece às normas técnicas exigidas.
O processo de Nº 5001802-24.2019.8.13.0525, tramita na 2ª Vara Cível da Comarca de Pouso Alegre, aguardando decisão judicial liminar.
 
Para o presidente da Câmara Municipal de Pouso Alegre Oliveira Altair, na época presidente da Comissão, a decisão do prefeito Rafael Simões vem de encontro com as provas coletadas pelos vereadores durante a Comissão. “A decisão do prefeito Rafael Simões é justa, beneficia o povo de Pouso Alegre e vem ao encontro dos trabalhos desenvolvidos pelos vereadores na Comissão realizada em 2017. O trabalho é lento, mas os resultados aparecem”, disse o presidente da Casa.
 
O relator da Comissão na época, vereador Leandro Morais também comemora o resultado da Ação Civil Pública do município contra a Copasa. “Estamos muito satisfeitos em poder compartilhar essa notícia importante. O prefeito Rafael Simões está de parabéns e nós vereadores mais uma vez cumprimos nosso papel de fiscalizar e apresentar os resultados a população”, disse.





Publicado em: 26 de março de 2019

Publicado por: Ascom/ Câmara

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Câmara rejeita requerimento sobre informações do bairro São Judas Tadeu

30 de abril de 2025

Na sessão ordinária desta terça-feira (29), foi rejeitado o Requerimento Nº 53/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que solicitava informações detalhadas sobre o bairro São Judas Tadeu. O objetivo era compreender melhor as necessidades da região e subsidiar futuras ações do Legislativo.Vot...

Leia Mais



Sessão Itinerante no bairro Belo Horizonte é rejeitada

30 de abril de 2025

A Câmara Municipal rejeitou na sessão ordinária desta terça-feira (29), o Requerimento Nº 61/2025, apresentado pelo vereador Dr. Edson, para a realização de uma Sessão Itinerante no bairro Belo Horizonte, para promover o diálogo entre os parlamentares e a população local.Votaram a favor os veread...

Leia Mais



Sessão Itinerante no bairro Ferreiras é rejeitada

30 de abril de 2025

Foi rejeitada na sessão ordinária desta terça-feira (29), o Requerimento Nº 60/2025, de autoria do vereador Dr. Edson, que propunha uma Sessão Itinerante no bairro Ferreiras, com o objetivo de ouvir diretamente os moradores da região.Votaram a favor os vereadores Delegado Renato Gavião, Lívia Mac...

Leia Mais



Sessão Itinerante no bairro Cruz Alta é rejeitada

30 de abril de 2025

A Câmara Municipal rejeitou nesta terça-feira (29) o Requerimento Nº 55/2025, de autoria do vereador Dr. Edson, que propunha a realização de uma Sessão Itinerante no bairro Cruz Alta, no dia 10 de julho, às 19h30. A proposta visava ouvir de perto as demandas da comunidade local.Votaram a favor os...

Leia Mais



Câmara concede Insígnia Tiradentes a personalidades que se destacam na comunidade pouso-alegrense

25 de abril de 2025

Na noite de ontem, quinta-feira (24), o Plenário da Câmara Municipal de Pouso Alegre foi palco de uma cerimônia marcada pelo reconhecimento: a Sessão Especial de entrega da Insígnia Tiradentes. A honraria é concedida anualmente a cidadãos e instituições que se destacam pelo comprometimento com a...

Leia Mais



Câmara aprova criação do Programa de Atendimento ao Pé Diabético (PAPE)

23 de abril de 2025

Na sessão ordinária dessa terça-feira (22), a Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 8.008/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que institui o Programa de Atendimento ao Pé Diabético (PAPE) no município. A nova legislação tem como objetivo promover a p...

Leia Mais