Notícias



Valorizando cultura local, Câmara insere Encontro de Violeiros no calendário oficial


Visualize fotos

Na última sessão ordinária de 2020, nesta terça-feira, 15, os vereadores discutiram 16 proposituras, entre Projetos de Lei e Requerimentos. Dentre eles, o Projeto de Lei Nº 7622/2020, que insere o "Encontro de Violeiros do Bairro do Cervo" no Calendário Oficial de Eventos do Município de Pouso Alegre. Nesta segunda votação, o Projeto foi aprovado por unanimidade.

Autor do Projeto, o vereador Arlindo Motta Paes ressalta a importância do evento. “O Encontro de Violeiros do Bairro do Cervo é uma festa tradicional daquela região, que resgata a cultura da viola tão presente em nossas vidas, tão representativa para Minas Gerais. O Encontro é uma oportunidade para os violeiros tradicionais se reunirem, trocarem experiências com outros apaixonados pelo instrumento de todo Brasil; e ainda é um momento para que os mais jovens valorizem e resgatem a cultura local. O Encontro de Violeiros tem ainda uma importante função social ao arrecadar fundos para ajudar na manutenção da Escola Municipal Sabina de Barros Mendonça”, explica Arlindo Motta Paes.

O Encontro de Violeiros nasceu em 2012 com a união dos moradores do Cervo para arrecadar recursos para a Escola do bairro que, na época, precisava de um parquinho e alguns reparos. O evento fez sucesso e ganhou repercussão no cenário Sertanejo nacional. Sempre é promovido em novembro, no espaço de eventos da Igreja de Nossa Senhora Aparecida. Todos os anos, são mais de dez duplas com acervo de grandes compositores nacionais e regionais fazendo reviver a memória da Música Sertaneja Raiz.

DEMAIS PROPOSITURAS DISCUTIDAS

 Também foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei Nº 7626/2020, que homenageia a memória do ex-vereador Célio Xaxa. O PL, de autoria do vereador Oliveira,  dispõe sobre denominação de logradouro como Rua Célio Augusto de Paiva (Celio Xaxa).

 O vereador Oliveira homenageou também a memória da Senhora Graciema de Paiva. O Projeto de Lei Nº 7629/2020 denominou logradouro público como Rua Graciema Faria De Paiva.

De autoria do vereador Arlindo da Motta Paes, foi aprovado o Projeto de Lei Nº 7635/2020, que dispõe sobre denominação de logradouro público: Avenida Zico Arouca (José Flávio De Morais Junior).

 De autoria do vereador Odair Quincote, foi aprovado ainda o Projeto de Lei Nº 7649/2020 que dispõe sobre denominação de logradouro público como Rua Orlando Antônio Nunes.

 O vereador Odair Quincote também teve o Projeto de Lei Nº 7651/2020 aprovado. Trata-se da DENOMINAÇÃO DE LOGRADOURO PÚBLICO: AVENIDA VICENTE SIMÕES, na avenida que se estende após a Av Vicente Simões já existente. A ideia foi atender à reivindicação dos moradores do local.  

 Também foi aprovado o Projeto de Lei Nº 7568/2020, que institui o Dia da Folia de Reis no Calendário de comemorações oficiais do município de Pouso Alegre. O PL é de autoria de Odair Quincote e corre em segunda votação.

 De autoria do vereador Oliveira, foi aprovado em segunda votação o Projeto de Lei Nº 7638/2020 que dispõe sobre a adequação do serviço de segurança e vigilância em instituições financeiras da cidade. O PL correu em segunda votação.

Mediante o Requerimento Nº 115/2020, foi aprovada única votação e discussão para o Projeto de Lei nº 7650/2020 , de autoria dos vereadores Leandro Morais, Bruno Dias, Odair Quincote, Oliveira, Wilson Tadeu Lopes. Na sequência, foi aprovado o Projeto de Lei Nº 7650/2020 que INSTITUI A CAMPANHA DEZEMBRO VERDE - NÃO AO ABANDONO DE ANIMAIS NO MUNICÍPIO DE POUSO ALEGRE. DE autoria do vereador Leandro Morais, o Projeto tem a coautoria do vereador Arlindo Motta Paes.





Publicado em: 16 de dezembro de 2020

Publicado por: Ascom/ Câmara

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Câmara rejeita requerimento sobre informações do bairro São Judas Tadeu

30 de abril de 2025

Na sessão ordinária desta terça-feira (29), foi rejeitado o Requerimento Nº 53/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que solicitava informações detalhadas sobre o bairro São Judas Tadeu. O objetivo era compreender melhor as necessidades da região e subsidiar futuras ações do Legislativo.Vot...

Leia Mais



Sessão Itinerante no bairro Belo Horizonte é rejeitada

30 de abril de 2025

A Câmara Municipal rejeitou na sessão ordinária desta terça-feira (29), o Requerimento Nº 61/2025, apresentado pelo vereador Dr. Edson, para a realização de uma Sessão Itinerante no bairro Belo Horizonte, para promover o diálogo entre os parlamentares e a população local.Votaram a favor os veread...

Leia Mais



Sessão Itinerante no bairro Ferreiras é rejeitada

30 de abril de 2025

Foi rejeitada na sessão ordinária desta terça-feira (29), o Requerimento Nº 60/2025, de autoria do vereador Dr. Edson, que propunha uma Sessão Itinerante no bairro Ferreiras, com o objetivo de ouvir diretamente os moradores da região.Votaram a favor os vereadores Delegado Renato Gavião, Lívia Mac...

Leia Mais



Sessão Itinerante no bairro Cruz Alta é rejeitada

30 de abril de 2025

A Câmara Municipal rejeitou nesta terça-feira (29) o Requerimento Nº 55/2025, de autoria do vereador Dr. Edson, que propunha a realização de uma Sessão Itinerante no bairro Cruz Alta, no dia 10 de julho, às 19h30. A proposta visava ouvir de perto as demandas da comunidade local.Votaram a favor os...

Leia Mais



Câmara concede Insígnia Tiradentes a personalidades que se destacam na comunidade pouso-alegrense

25 de abril de 2025

Na noite de ontem, quinta-feira (24), o Plenário da Câmara Municipal de Pouso Alegre foi palco de uma cerimônia marcada pelo reconhecimento: a Sessão Especial de entrega da Insígnia Tiradentes. A honraria é concedida anualmente a cidadãos e instituições que se destacam pelo comprometimento com a...

Leia Mais



Câmara aprova criação do Programa de Atendimento ao Pé Diabético (PAPE)

23 de abril de 2025

Na sessão ordinária dessa terça-feira (22), a Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 8.008/2025, de autoria do vereador Fred Coutinho, que institui o Programa de Atendimento ao Pé Diabético (PAPE) no município. A nova legislação tem como objetivo promover a p...

Leia Mais